JPMorgan vai “caçar” quem usou golpe do “dinheiro infinito” do TikTok
NEGÓCIOS
JPMorgan vai “caçar” quem usou golpe do “dinheiro infinito” do TikTok
(Imagem: Aida Amer)
A coisa ficou séria. Esta semana, o JPMorgan Chase começou a processar clientes que supostamente roubaram centenas de milhares de dólares após golpe do “dinheiro infinito” viralizar no TikTok.
Contextualizando: No final de agosto, uma série de vídeos virais na rede social chinesa e no X/Twitter fizeram algumas pessoas acreditarem que poderiam obter dinheiro “grátis” nos caixas eletrônicos do banco.
- Para burlar o sistema, eles teriam que depositar cheques falsos e retirar o dinheiro logo em seguida, antes que o cheque fosse devolvido.
Acontece que, por ser um erro técnico, esses clientes estavam, na verdade, cometendo fraude, um crime federal.
Why it matters? Por um lado, o golpe viral do “dinheiro infinito” destaca o risco de que as mídias sociais amplifiquem as vulnerabilidades descobertas em uma instituição financeira.
Por outro, o episódio mostrou que, mesmo com o aumento nas formas de pagamento digitais, cheques em papel ainda são uma importante via para fraudes, resultando em perdas globais de US$ 26,6 bilhões em 2023.
Looking forward: Por ora, foram 4 ações judiciais contra clientes que roubaram, ao todo, mais de US$ 660 mil. Contudo, o JPMorgan disse que está analisando milhares de possíveis casos.
Redação
trends
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-seseu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-seum one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira
inscreva-separa começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se