
Império de anúncios do Google sofre baque nos EUA
NEGÓCIOS
Império de anúncios do Google sofre baque nos EUA


Pela segunda vez em menos de um ano, o Google foi condenado nos EUA por práticas anticompetitivas — agora, por dominar o mercado de anúncios online, setor que movimenta US$ 31 bilhões para a empresa.
Durante anos, a big tech mandou no jogo: decidia o que era exibido, quem pagava, quem recebia.
Mas o governo americano venceu na Justiça ao argumentar que o Google amarrou suas ferramentas de anúncio de um jeito que deixava os concorrentes de fora e os clientes mais dependentes da empresa.
⚠️ Segundo a juíza, a empresa abusou “intencionalmente” do poder que tem, integrando seus sistemas e contratos para manter o controle do mercado. Foi condenada por violar a Lei Sherman, a principal lei antitruste dos EUA.
O Google ainda pode ser forçado a vender partes do negócio, como o Chrome ou sua plataforma de anúncios, dependendo do andamento de outros processos abertos em tribunais americanos e europeus.
O Google disse que vai recorrer e alega que suas ferramentas são acessíveis, eficazes e populares entre os editores.
Zoom out: O caso é semelhante ao que está acontecendo com a Meta, em relação ao Instagram e o WhatsApp, que te contamos durante essa semana.

Redação

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