Depois de prejuízos, dona do Outback quer sair do Brasil

NEGÓCIOS

Depois de prejuízos, dona do Outback quer sair do Brasil

Redação
Redação
12 maio 2024Última atualização: 12 maio 2024
Foto de restaurante Outback

(Imagem: Suno | Reprodução)

Aproveite as costelinhas enquanto há tempo. Depois de divulgar os resultados do 1º tri, a Bloomin’ Brands, dona do Outback, disse que está estudando se desfazer das operações no Brasil.

  • Nos três primeiros meses de 2024, a receita caiu 4% e o prejuízo foi de US$ 84 milhões no mundo todo. Para comparação, no mesmo período do ano passado a empresa tinha lucrado US$ 91 milhões.

E por aqui? Os R$ 80 milhões investidos em 16 novos restaurantes no ano passado não foram suficientes para evitar a queda de 0,7% nas vendas do 1º tri deste ano do Outback no Brasil — em 2023, o crescimento foi de 14%.

🇧🇷 A relevância: A filial BR é de longe a mais importante fora dos EUA. As vendas no Brasil representam mais de 80%de todo o faturamento internacional da Bloomin’ Brands, que também é dona das marcas Abraccio e Aussie Grill.

  • O Outback está por aqui desde 1997, e são 165 unidades em território nacional. A febre do restaurante no Brasil e a paixão dos brasileiros pela marca já deixou os americanos abismados e foi até tema de artigo no Washington Post.

🤔 Então por que sair daqui? Mesmo com quedas bem menores, a filial brasileira pode ser vendida para cobrir o prejuízo da matriz americana devido ao enorme peso que tem nas operações mundo afora — um movimento comum em multinacionais.

Nos EUA, o casual dining, segmento em que o Outback atua, vem perdendo clientes ano a ano. As vendas do ramo representavam 36% do setor alimentício americano há 10 anos, e hoje não passam dos 30%.

Looking forward: A rede não deve sair do Brasil de vez. O que deve acontecer é a venda dos ativos do Outback — US$ 472 milhões — para outro controlador. Uma das interessadas é a Zamp, que é dona do BK e que também está de olho nas operações do Subway e Starbucks.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã