
A febre dos “studios” — as kitnets gourmets — em números
NEGÓCIOS
A febre dos “studios” — as kitnets gourmets — em números


(Imagem: OLX)
Virou moda, principalmente em Sampa.Em 2024, mais de 80 mil unidades de imóveis com menos de 45m² em São Paulo foram vendidas.
- De acordo com Goldman Sachs Research, isso significa que 80% de todas as vendas de imóveis na cidade nos últimos 12 meses, foram studios.
Literalmente um boom: De set/2017 até set/2022, a cidade viu 60 mil studios sendo lançados, com 46.423 vendidos. Comparando, em 2016, eles representavam apenas 12% dos lançamentos, enquanto em 2022, esse número já subiu para 34%.

Hoje, as projeções indicam um salto ainda maior: de 7 mil lançados em 2016, para 52 mil em 2024.
📍 A localização conta muito. Studios perto do metrô, universidades e centro corporativos somem do mercado rapidinho.
Além da demanda de pessoas que se mudam sozinhas — ou em casal — para estudar ou trabalhar, há uma alta demanda de pessoas que investem em studios de olho em alugar por temporada, em Airbnb, por exemplo.
- Existe um teto? Algumas pessoas do setor já dizem que o excesso de lançamentos pode levar a uma saturação do mercado, como aconteceu com os flats no início dos anos 2000, quando os preços despencaram até 75%.
Zoom out: De forma geral, a cidade de São Paulo teve um boom imobiliário entre 2010 e 2022, ganhando mais de 400 mil novos apartamentos.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se