A disputa dos mecanismos de busca finalmente virou uma disputa
NEGÓCIOS
A disputa dos mecanismos de busca finalmente virou uma disputa
(Imagem: eMarketer)
Se o Google virou sinônimo de “buscar coisas na internet”, ao que parece, essa tendência está diminuindo e as pessoas estão buscando cada vez mais em outros lugares.
Pela primeira vez, a BIG TECH deve ver seu market share como mecanismo de busca cair abaixo de 50% em mais de uma década.
Diferente do que muitos esperavam, os principais culpados são redes sociais e e-commerces, que viraram lugares de busca por si só. Isso sem falar nas AIs, que (ainda) não faturam em ads.
Por que isso importa? Pense que 99,99% das empresas — ok, algo próximo disso — paga todos os meses para aparecer no topo das pesquisas quando usuários buscam por algum termo.
Nossso time de marketing aqui paga por alguns termos, como the news, the newsletter, newsletter de notícias, melhor jornal do mundo etc. Teste aqui se quiser a prova.
Ainda há outros players relevantes que ainda devem morder boa parte desse mercado, avaliado em US$ 300 bilhões em receita anual: TikTok (o preferido para buscas por 40% da Gen Z) e Perplexity (AI que funciona como buscador).
🥛 Quer o copo meio cheio? É provável que os órgãos antitruste aliviem um pouco a pressão que têm feito acusando a empresa de possível monopólio de busca.
Redação
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