O TikTok está desmontando o mito do luxo artesanal

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O TikTok está desmontando o mito do luxo artesanal

Redação
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16 abril 2025Última atualização: 16 abril 2025

Fornecedores chineses têm viralizado no TikTok com vídeos como este que mostram como itens de luxo — bolsas Birkin, por exemplo — podem ser produzidos por um custo até 10x menor do que o praticado no varejo.

O fenômeno, apelidado de “Trade War TikTok”, surge em meio à escalada de tarifas entre EUA e China e acende o debate sobre a transparência da cadeia produtiva e o real valor das etiquetas de grife.

  • Versão sem marca da Birkin: US$ 1.400 (R$ 8 mil)
  • Birkin na loja da Hermès: até US$ 35 mil (R$ 205 mil)

Os vídeos destrincham os custos: couro premium por US$ 450, ferragens por US$ 150 e forro de camurça por US$ 100. Mesmo com custos de logística, mais de 90% do preço final está no peso da marca.

O grande ponto aqui é que marcas de luxo, tradicionalmente, vendem exclusividade com um argumento único: produção em pouco escala com artesãos do mais alto nível técnico.

Principal alvo da polêmica, a Hermès nega qualquer terceirização na China. Segundo a marca, toda a produção é mantida na França, feita por artesãos que passam até cinco anos em treinamento. Uma Birkin oficial leva de 15 a 40 horas para ser confeccionada.

Zoom out: A Hermès chegou a marca de US $ 276,3 bilhões em market cap, superando a LVMH como a empresa de luxo mais valiosa do mundo.

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