Mulheres podem ser obrigadas a se alistarem nos EUA

MUNDO

Mulheres podem ser obrigadas a se alistarem nos EUA

Redação
Redação
23 junho 2024Última atualização: 23 junho 2024
Foto de mulher em acampamento militar usando arma com homens militares em volta

(Imagem: Military Times | Reprodução)

Para enfrentar a falta de militares nas Forças Armadas, o Congresso dos EUA está avaliando uma lei que obrigaria mulheres a se alistarem no país.

  • No ano passado, faltaram 41 mil soldados entre Exército, Marinha e Aeronáutica para atingir a meta anual de recrutamento das tropas americanas.

🥃 Uma dose de contexto: O alistamento não é obrigatório nos EUA desde 1973. No entanto, todo homem entre 18 e 25 anos deve se registrar num sistema online em que se coloca à disposição caso o país precise de contingente para uma guerra.

Acontece que, com menos americanos procurando o serviço militar enquanto o mundo passa por tensões geopolíticas, parlamentares querem voltar com o recrutamento compulsório — levando as mulheres junto.

❌ “Uma questão de fisiologia.” Contrários à medida argumentam que colocar mulheres na linha de frente pode, na verdade, prejudicar o desempenho das Forças Armadas. Para eles, o porte físico masculino é o único considerado ideal nessas situações.

✅ “Direitos iguais, responsabilidades iguais.” Os que estão a favor dizem que o recrutamento 100% masculino é sexista e inconstitucional e que mulheres interessadas na carreira militar podem ser fundamentais tanto no primeiro escalão quanto em áreas de apoio logístico e humano.

No meio-termo, alguns parlamentares defendem um modelo “vai quem quer”, em que tanto homens quanto mulheres podem se alistar e exercer todas as funções de combate desde que estejam dispostos e queiram lutar.

🪖🇧🇷 O assunto também está por aqui…

Em 2025, as mulheres vão poder se alistar — de forma voluntária — nas Forças Armadas do Brasil pela primeira vez na história.

Até então, só era possível entrar na carreira militar por meio de concursos ou escolas preparatórias. Hoje, menos de 10% do efetivo de 360 mil militares brasileiros são mulheres.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã