Guarda Nacional vira o novo palco da briga política nos EUA
MUNDO
Guarda Nacional vira o novo palco da briga política nos EUA

Trump mandou reforço às ruas. O presidente americano está enviando a Guarda Nacional para cidades americanas governadas por democratas.
Segundo ele, a mobilização é necessário para conter o ‘’crime desenfreado’’ e apoiar agentes federais em áreas onde, para ele ‘’a lei perdeu o controle’’.
Mas o que está acontecendo nas ruas dos EUA? Nos últimos meses, o país tem vivenciados protestos ligados à imigração, após operações do ICE, órgão federal de controle migratório.
- As ações resultaram em deportações em massa e confrontos em Los Angeles, Chicago e Portland, onde manifestantes acusam o governo de abuso de poder e uso excessivo da força.
Trump autorizou o envio de tropas do Texas para Illinois, mesmo sem o aval do governador local, que classificou a medida como “invasão militar”. Já estados como Oregon e Califórnia acionaram a Justiça para tentar barrar a chegada das tropas.
A decisão reacendeu o debate sobre os limites do poder presidencial e levantou suspeitas de motivação política já que as cidades-alvo, são, em, sua maioria, democratas.
Panorama: Nos bastidores, o POTUS ameaça usar a Lei da Insurreição, que autoriza o envio de tropas federais para intervir em estados durante desordem — mesmo sem o aval dos governadores.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se










