
EUA garantem acesso a minerais estratégicos da Ucrânia
MUNDO
EUA garantem acesso a minerais estratégicos da Ucrânia


Alguns dias depois do inusitado “one-on-one” entre Trump e Zelensky no Vaticano, os presidentes chegaram a um acordo que dá a Washington acesso privilegiado a minerais estratégicos ucranianos como titânio, lítio, grafite e urânio, elementos-chave para setores como defesa, energia e veículos elétricos.
O anúncio ocorre após meses de tensas negociações, que quase naufragaram após uma discussão pública entre Trump e Zelensky em fevereiro.
O pacto estabelece um fundo conjunto de investimento para o desenvolvimento desses recursos. O objetivo é atrair capital privado americano para acelerar a recuperação econômica da Ucrânia — em guerra desde 2022.
- 🇺🇸 De acordo com o Departamento do Tesouro dos EUA, o acordo simboliza um compromisso de longo prazo com a reconstrução da Ucrânia e impede que qualquer entidade ligada à máquina de guerra russa participe dos lucros.
- 🇺🇦 Do lado ucraniano, o governo afirma que manterá controle total sobre o subsolo e os recursos naturais.
O fundo não inclui garantias militares, mas reforça o apoio americano à reconstrução e à integração da Ucrânia à economia global.
Para Trump, que já havia defendido compensações pelos cerca de US$ 200 bilhões enviados a Kiev, o acesso aos minerais é visto como parte desse “reembolso”.

Redação
trends





waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se