
De onde vem a epidemia da solidão?
MUNDO
De onde vem a epidemia da solidão?


Se o nosso país já foi conhecido pela extroversão e vontade de viver dos cidadãos, esse espírito parece que está ficando pra trás: mais de 50% dos brasileiros se sentem sozinhos.
- Em um ranking com 28 países, o Brasil foi a nação onde as pessoas mais sentem solidão. A média global é de 33%.
Mas o problema é mundial. Nos EUA, desde 1970, as pessoas mudaram menos de um lugar pro outro e passaram a ficar mais em casa. De 2003 a 2022 o cenário na terra do Tio Sam é o seguinte:
- Os homens reduziram a média de horas de socialização presencial em cerca de 30%;
- Para os solteiros, o declínio foi ainda maior, ultrapassando 35%;
- Para os adolescentes, mais de 45%.
Resumindo, esse é o período da história dos EUA em que mais pessoas estão sozinhas. Nas palavras dos pesquisadores, “nunca vimos este nível de pessimismo nos mais de 30 anos da sondagem”.
A culpa é sempre dele 📲
Analisando os motivos da situação, é claro que o tempo gasto nos smartphones foi o primeiro que apareceu. Em todo o mundo, as pessoas estão gastando menos tempo socializando porque passam mais tempo com suas telas.
A segunda explicação é de que estamos saindo menos porque estamos mais ocupados. Com mais tempo gasto no trabalho, as horas de lazer com os amigos acabam ficando pra depois.
👀 Como a solidão tem a tendência de se agravar com o passar dos anos, a situação fica ainda mais crítica: idosos que se sentem sozinhos têm quatro vezes mais chances de desenvolver depressão.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se