Como a Coreia do Norte está usando youtubers para mudar a imagem do país?

MUNDO

Como a Coreia do Norte está usando youtubers para mudar a imagem do país?

Bruno Costa
Bruno Costa
7 fevereiro 2023Última atualização: 7 fevereiro 2023
Senta que lá vem história. De crianças comentando sobre livros do Harry Potter à adolescentes passeando em parques, nos últimos dois anos, vários influenciadores norte-coreanos ganharam espaço no YouTube.Como assim, dênius? Especialistas sugerem que, na verdade, esses influenciadores estão relacionados a funcionários de alto escalão do governo, e podem fazer parte de uma campanha para repaginar a imagem do país.

Explicando… 🧐

Com rígidas restrições à liberdade de expressão e quase nenhum acesso à Internet, a Coreia do Norte vive isolada do mundo há décadas. Em razão disso, os influenciadores que leem Harry Potter e acessam o YouTube parecem estar longe da realidade do país.Só pra ter ideia, as poucas pessoas que têm smartphones só conseguem acessar uma internet administrada pelo governo. E, pra não falar que é só a tecnologia, livros e filmes estrangeiros também são proibidos por lá.Indo além da liberdade de expressão, enquanto os influenciadores mostram uma vida com acesso a scooters e máquinas de café, estimativas mostram que apenas 26% da população norte-coreana tem acesso a eletricidade.

Repensando o marketing 💭

A propaganda não é novidade, mas as campanhas anteriores consistiam em pôsteres do ditador Kim Jong Un em um cavalo branco. De uns tempos pra cá, no entanto, o líder ordenou que as autoridades fossem mais criativas na abordagem.Segundo especialistas, o investimento nos vlogs que retratam a Coreia do Norte como um “país normal” não passa de uma estratégia para incentivar o turismo e recuperar a economia do país que ficou bem abalada na pandemia. Onde é que o Kim fez esse MBA em marketing?
Bruno Costa

Bruno Costa

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã