A estratégia da Rússia para interferir em eleições: influenciadores digitais

MUNDO

A estratégia da Rússia para interferir em eleições: influenciadores digitais

Redação
Redação
10 setembro 2024Última atualização: 9 setembro 2024
(Imagem: Mikhail Svetov)

(Imagem: Mikhail Svetov)

Os tempos mudaram, os interesses nem tanto. Se antes a Rússia pagava jornalistas e espiões para espalhar propaganda em países considerados inimigos, agora a estratégia da vez é usar os influencers.

O FBI descobriu que agentes russos estão investindo milhões em empresas de mídia de fachada e em personalidades com muitos seguidores para manipularem os eleitores.

A estratégia por trás: Na visão do governo da Rússia, a tendência é que os americanos confiem mais em outros americanos do que em estrangeiros. Ou seja, a mensagem precisa parecer “made in USA”.

  • Pensando nisso, o Kremlin pagou cerca de US$ 10 milhões para uma agência de influenciadores que postou uma série de vídeos com comentários a favor dos interesses da Rússia no país.

Como funcionava: Os perfis receberam impulsionamento em 2 mil vídeos em inglês, feitos por americanos, que falaram mal da Ucrânia, fizeram propaganda do governo russo e tentaram dividir e confundir os americanos.

Além disso, a Rússia criou a “operação Doppelganger", em que criou perfis falsos que fingiam ser veículos de notícias americanos e espalhavam fake news sobre candidatos políticos e os conflitos no Leste Europeu.

A quick reminder: Embora alguns desses perfis fossem de conservadores, Putin repetiu o que fez com Biden e deixou claro que apoia o Partido Democrata — dizendo que torce para que Kamala Harris vença as eleições nos EUA.

Onde os olhos do mundo estarão hoje 🇺🇸👇

Com microfones desligados na fala do outro: A partir das 22h, Trump e Kamala vão debater ao vivo na rede ABC por uma hora e meia. Esse é provavelmente o primeiro e último debate entre eles, já que nenhum outro foi marcado.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã