
Será que a ESPN vai dominar o mercado de apostas esportivas?
INFOGRÁFICO
Será que a ESPN vai dominar o mercado de apostas esportivas?


(Imagem: ESPN | Divulgação)
Não é segredo para ninguém que as apostas movimentam caminhões de dinheiro. Basta olhar para Las Vegas ou qualquer cidade que tenha um cassino.
No entanto, é impossível de ignorar o boom que as apostas esportivas tiveram nos últimos anos — e o Brasil é prova disso.
Por aqui, o mercado já movimenta R$ 45 bilhões e, em 2022, superamos o Reino Unido, nos tornando o país com mais acessos a plataformas de apostas online.
Em 2023, 18 dos 20 times da Série A do Brasileirão têm algum site de apostas como patrocinador master — juntos, o investimento anual dessas empresas beira a casa dos R$ 550 milhões.
Nos EUA, o crescimento foi ainda maior e, no ano passado, os americanos depositaram quase US$ 110 bilhões em apostas esportivas legais, acima dos US$ 93 bilhões de 2022.

O “romance” entre ESPN e Sports Betting
O crescimento do segmento nos últimos 3 anos — que teve start após a Suprema Corte americana derrubar a proibição federal de apostas esportivas em 2018 — passou a chamar a atenção da Disney, dona da ESPN.
Para os curiosos, esse vídeo mostra, em poucos minutos, a história das apostas esportivas nos EUA.
Mudança de postura interessante. Nove meses após a decisão judicial, o CEO Bob Iger negou basicamente a possibilidade de que uma “marca família” como a Disney realizasse apostas reais.
“Não vejo a The Walt Disney Company, certamente no curto prazo, se envolvendo no negócio de jogos de azar, ou, facilitando esses jogos de alguma forma”, comentou Iger.
Maaass… O estagiário foi mais afundo nas pesquisas e viu que essa mudança de visão não foi tão inesperada quanto muitos imaginam.
🛋 Senta que lá vem a história
Em 2014, a concorrente Fox lançou o canal Fox Sports 1, que, à época, foi considerado como uma potencial ameaça à ESPN.
Entre várias reuniões internas discutindo maneiras preventivas para combater essa possível ameaça, o tema “apostas esportivas” foi sugerido — e gerou ceticismo entre os envolvidos.
David Bearman, ex-editor geral de sports betting da ESPN, comenta que a sugestão não foi negada e que ele passou a produzir conteúdos sobre o tema.
Com o passar dos anos, o volume de produção foi subindo e, antes da decisão de 2018, a ESPN já havia lançado:
- ESPN Chalk, vertical sobre apostas esportivas dentro do site da empresa;
- Podcast “Behind the Bets with Doug Kezirian”
- “Bad Beats”, um segmento recorrente sobre sports betting na edição da meia-noite do SportsCenter — um jornal da ESPN.

Já em 2019, enquanto Iger tentava distanciar a Disney dos jogos de azar, a ESPN seguia aumentando o número de programas sobre o assunto.
Era uma questão de tempo até a empresa do Mickey deixar a ESPN entrar com tudo no segmento… E esse momento chegou em agosto de 2023 com a seguinte chamada:
“ESPN entra em apostas esportivas em acordo de US$ 2 bilhões”
A parceira em questão foi a operadora de cassinos Penn Entertainment e o contrato foi estipulado da seguinte maneira:
- US$ 1,5 bilhão pagos à ESPN ao longo de 10 anos;
- US$ 500 milhões em opções para comprar ações da Penn.
Quando perguntado sobre a estratégia por trás do movimento, Jimmy Pitaro, chefe da ESPN, declarou:
"Nosso foco principal é sempre servir os fãs de esportes e sabemos que eles desejam conteúdo de apostas e a capacidade de fazer apostas com menos atrito em nossos produtos”
No entanto, sabe-se que a ESPN tem buscado novas fontes de receita conforme seus clientes cancelam o serviço tradicional de TV a cabo.
Do lado da Penn, a empresa pôde renomear sua “casa de apostas” para ESPN Bet. Isso sem falar que colaborar com a maior marca de mídia esportiva do mundo reduziria drasticamente seu custo de aquisição de clientes.
Desafios e desempenho atual
O principal obstáculo dessa collab é que o mercado americano de apostas esportivas é dominado por FanDuel e DraftKings — juntas, as empresas possuem 73% de market share.
- Outros players como BetMGM e Caesars, possuem um valor combinado de quase 16%.
Maaas… Quando a ESPN Bet “abriu suas portas” oficialmente em novembro, projeções passaram a circular que a nova “casa de apostas” poderia atingir 20% de participação de mercado até 2027. Isso que é confiança. risos.
O começou foi realmente bom. O app da ESPN Bet foi o mais baixado na App Store da Apple por 100 horas seguidas e teve 1,1 milhão de downloads em sua primeira semana.
Só que, nove meses se passaram desde que o acordo foi inicialmente anunciado, e os primeiros resultados oficiais não foram dos mais positivos.
Ao divulgar seus resultados trimestrais, a Penn Entertainment viu a receita de sua vertical online — que inclui a ESPN — ficar quase US$ 30 milhões em receita abaixo do esperado.
A cifra contribuiu para que as ações da Penn caíssem 15% — teve até um dos apresentadores da emissora criticando esses resultados ao vivo.
This is Pat McAfee laughing at ESPN Bet, saying "ESPN Bet's got a lot of room to grow," and then giving ESPN Bet a pep talk.
— Awful Announcing (@awfulannouncing) May 2, 2024
"We are on ESPN and obviously we're part of ESPN so we would like ESPN stuff to succeed."
Download the app today! pic.twitter.com/WayjxDUnfu
Looking forward
A verdade é que ainda é muito cedo para determinar se ESPN também vai conseguir dominar ou não o mercado de apostas esportivas.
Por ora, sabe-se que a Penn espera anunciar novas integrações com os produtos digitais da ESPN que podem levar a uma maior retenção, participação e gastos por usuário.
Segundo o CEO da Penn, Jay Snowden, o foco será “aprimorar nossas ofertas de produtos” visando a próxima temporada de futebol americano — que começa em agosto.
Se quiser aprofundar...

Redação


waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se