
Hollywood, do we have a problem?
ENTRETENIMENTO
Hollywood, do we have a problem?


“Ok. Deixa comigo”. Depois de taxar produtos e commodities estrangeiras, Donald Trump agora tem um novo alvo definido no jogo das tarifas: a produção cinematográfica fora dos EUA.
O presidente anunciou que planeja aplicar uma tarifa de 100% sobre filmes produzidos no exterior, como resposta aos incentivos fiscais de países como 🇬🇧 Reino Unido, 🇨🇦 Canadá, 🇦🇺 Austrália e 🇳🇿 Nova Zelândia, que têm atraído superproduções americanas.
A ideia, segundo Trump, é impedir que “outras nações roubem os filmes e a capacidade de produção dos Estados Unidos”.
Como assim roubar filmes?
Bom, assim como produtos que podem ser de empresas americanas, mas fabricados fora (pense no iPhone como exemplo), filmes passam pelo mesmo fenômeno — cada vez mais.
A razão está aqui. A Disney, por exemplo, economizou US$ 570 milhões na produção de 7 projetos da saga Star Wars somente por ter gravado no Reino Unido — 18% do valor total por conta de incentivos fiscais.
- Em 2019, o setor audiovisual injetou US$ 10 bilhões na economia britânica e gerou quase 70 mil empregos. Enquanto Charles sorri… Trump quer mudar isso.
Mas tem uma questão aí: Produtos passam por (aero)portos e têm etiqueta de origem… Filmes não. Ainda não se sabe como essas tarifas vão funcionar — e se vão funcionar — na prática.
Be smarter: Indo além, tarifas em filmes de fora também dificultam a entrada de filmes de outras culturas, o que pode ser visto como uma forma de soft power.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se