
Trump pode taxar BRICS em 100% no ano que vem
ECONOMIA
Trump pode taxar BRICS em 100% no ano que vem


(Imagem: The White House)
“Don't mess with the dollar.” O projeto de criação de uma tarifa de 100% sobre todos os produtos vindos dos países do BRICS — que inclui o Brasil — está na mesa de Donald Trump e pronto para ser usado já no ano que vem.
- No entanto, pelo que disse o próximo POTUS, a medida só deve entrar em vigor caso os países do bloco de economias emergentes decidam criar uma moeda alternativa ao dólar para negociarem entre si.
🤿 Aprofundando: Uma das principais pautas do BRICS tem sido a possibilidade de criar uma nova moeda — não para substituir o dinheiro de cada nação, mas sim para ser usada um câmbio alternativo que não dependa do dólar.
O próprio Lula já disse que essa é “uma discussão que não pode ser adiada”, e é justamente o Brasil que vai presidir o bloco a partir do ano que vem — pautando as discussões e medidas a serem tomadas.
Como funciona hoje em dia? A moeda americana é usada em quase 90% de todas as transações entre países, o que faz com que cada governo tenha uma reserva de dólares para conseguir importar e exportar.
Trump vê a ideia do BRICS como uma ameaça à liderança dos EUA e, se a tarifa de 100% for aplicada, os produtos vindos do bloco vão ficar muito mais caros em solo americano, prejudicando as exportações.
O xadrez da geopolítica: Caso uma nova moeda seja criada, o BRICS vai fazer um contraponto ainda maior ao G7 e aos interesses dos EUA, ajudando países como Rússia, China e Irã a escapar de sanções americanas.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se