“Super Quarta” eleva Selic para maior nível em quase 20 anos
ECONOMIA
“Super Quarta” eleva Selic para maior nível em quase 20 anos

Mistério resolvido. Depois de divergências no mercado sobre qual decisão o Copom tomaria em relação à taxa de juros, o Banco Central decidiu elevar a Selic de 14,75% para 15% ao ano, atingindo o maior patamar desde julho de 2006.
A decisão foi unânime e marca a 7ª alta consecutiva desde setembro de 2024. Com o aumento, o Brasil passa a ter o 2° maior juro real do mundo.
Para o comitê, prevaleceu a leitura de que, embora a inflação tenha desacelerado — o IPCA acumulado em 12 meses caiu para 5,25% —, ela ainda segue acima do teto da meta, que é de 4,5% para 2025.
- Outro fator que influenciou a decisão foi a proposta do governo de aumentar o IOF, que enfrentou forte resistência e deve ser barrada no Congresso.
O BC sinalizou que deve pausar o ciclo de alta para avaliar os efeitos da política monetária, desde que o cenário de convergência da inflação à meta se mantenha.
Nos EUA, a história é um pouco diferente…
O Federal Reserve manteve os juros americanos na faixa de 4,25% a 4,50%.
Essa já é a quarta vez seguida que o Banco Central dos EUA segura os juros. O comitê reconheceu que as incertezas sobre a economia ainda são altas, mas bem menores do que na última reunião.
Mas a decisão não foi muito bem aceita por Trump. O presidente americano chamou Powell de estúpido e ainda disse que talvez ele mesmo devesse assumir o comando do Fed.

Redação
trends

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se










