Pedidos de recuperação judicial disparam no Brasil
ECONOMIA
Pedidos de recuperação judicial disparam no Brasil
(GIF: Gifer | Reprodução)
Na corda bamba. Um estudo mostrou que grande parte das empresas BRs não se recuperou totalmente depois da pandemia e ainda sofre com atraso nos pagamentos.
O endividamento das empresas brasileiras no mercado doméstico aumentou de 31% para 36% do PIB em setembro do ano passado.
“Foi de Americanas.” Em 2023, o número de empresas que pediram recuperação judicial também disparou, crescendo 70% e atingindo mais de 1.400 pedidos de socorro.
Um dos motivos é a taxa de juros no Brasil, que mesmo com quedas recentes ainda está em um patamar elevado de 11,25% ao ano.
A pesquisa mostrou que a pandemia fez muitos negócios pegarem empréstimos e fazerem financiamento para continuarem abertos — tendo que arcar com esses altos juros.
Acontece que, em 2020 e 2021, ápice da COVID, os juros estavam entre 2% e 9%. Ou seja, ficou bem mais caro pagar as dívidas de lá pra cá.
🌍 Lá fora não tá ajudando... Com guerras e conflitos, o contexto internacional também contribuiu para uma bagunça na economia global, deixando o cenário mais instável.
Redação
trends
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-seseu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-seum one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira
inscreva-separa começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se