
Países da Europa cobram imposto acima da média na folha de pagamento
ECONOMIA
Países da Europa cobram imposto acima da média na folha de pagamento


Contas salgadas. A análise de 2023 da OCDE — organização formada por 38 países que estimula o progresso econômico — revelou em seu ranking que os primeiros 8 países com maior carga fiscal sobre o trabalho são europeus.
- A porcentagem média de imposto para um trabalhador que ganha um salário médio foi de 34,8%.
- O país com tributo mais alto foi a Bélgica, com 53%, enquanto a Colômbia ficou com 0%, já que considerou um agregado familiar médio e não uma pessoa por si só.
- Um dos países que subiu no ranking foi Portugal, com aumento de 0,14 p.p e uma carga fiscal de 42,3%, ficando em oitavo lugar.
Por que os números são importantes? As taxas colocam um peso considerável, não só sobre os ombros dos trabalhadores europeus, como também dos de outros países.
Até porque, mesmo com os salários aumentando em 37 dos 38 membros da OCDE, a inflação alta influencia diretamente nos preços dos produtos — e no quanto as pessoas gastam.
📈 Boas perspectivas… A inflação na UE tem diminuído gradualmente desde o seu pico de 11,5% em 2022. Em janeiro de 2024, a taxa anual foi de 3,1%. Mesmo assim, 11 países registraram um aumento.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se