O mercado teve uma Black Monday no mundo todo
ECONOMIA
O mercado teve uma Black Monday no mundo todo
(Imagem: WKRG)
Ainda no início da madrugada de domingo para segunda, a Bolsa de Tóquio já abria o dia em uma forte queda, antecipando que a segunda-feira do mercado seria tensa.
No fim do dia no Oriente, os japoneses viram o Nikkei, o índice do país, despencar 12,4% ontem — e um total de -25% em relação ao pico atingido em julho.
O motivo para o Tokyo Crash 📉🇯🇵
Como os juros japoneses são historicamente baixos, é muito comum investidores fazerem a operação conhecida como “carry trade”: pegar dinheiro emprestado a uma taxa baixa no Japão e investir em outros mercados.
Acontece que o Banco Central Japonês pegou parte do mercado de surpresa ao aumentar os juros do país. Com isso, os investidores passaram a retirar seus investimentos de outros países em massa para comprar ienes e quitar seus empréstimos.
- Pense que, se a taxa sobe, esse carry trade vira mais arriscado e menos vantajoso para os investidores.
Logo, a moeda japonesa passou a se valorizar. Por mais estranho que pareça, isso não é bom para a economia japonesa, que é essencialmente exportadora.
Isso porque o iene valorizado significa menores lucros futuros para as empresas do país, fazendo suas ações (logo, a Bolsa do país) despencarem.
Ok, entendi… Mas como isso refletiu no Ocidente?
Na verdade, foi um combo. Esse crash em Tóquio se juntou ao maior receio de uma possível recessão dos EUA e até com o fato de que um tal de Warren Buffett vendeu simplesmente US$ 82 bilhões em ações da Apple.
Inclusive, o mercado americano já tinha começado a cair na semana passada, com dados da economia a Terra do Tio Sam considerados decepcionantes.
- Na prática, eles indicam que o Fed pode ter atrasado no corte das taxas de juros — o que deve acontecer na próxima decisão.
Além disso, pense que os fatos recentes nas eleições americanas — atentando ao Trump, desistência do Biden, crescente da Kamala — fica ainda mais difícil de prever o cenário futuro, gerando incerteza no mercado.
Com tudo isso junto, na quinta e sexta, o S&P 500, caiu 3%, a pior queda de dois dias desde o crash do Silicon Valley Bank em março de 2023. Ontem, o índice das principais empresas dos EUA caiu mais 3%. Todas as BIG TECHs caíram:
Vindo para o Brasil, a Faria Lima começou o dia com seu tradicional trânsito e com uma péssima expectativa do que viria pela frente.
No entanto, considerando o contexto, o mercado até foi bem, perdendo “só” 0,46%, aos 125.269,54 pontos. Enquanto isso, o dólar teve alta de 0,56%, fechando a R$ 5,74.
Redação
trends
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-seseu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-seum one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira
inscreva-separa começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se