
O Banco Central ficou dividido sobre os cortes nos juros
ECONOMIA
O Banco Central ficou dividido sobre os cortes nos juros


(Imagem: Raphael Ribeiro | BCB)
O Banco Central divulgou a ata da sua última reunião que decidiu a nova taxa de juros do país, mostrando a opinião e os votos de cada um dos 9 diretores.
Se você já se esqueceu… O BC segurou o ritmo dos cortes na Selic e diminuiu a taxa em 0,25%, deixando ela em 10,50% ao ano — interrompendo o ciclo de seis cortes seguidos de 0,5%.
Aí rachou. Os diretores do BC se dividiram entre aqueles que queriam seguir com as reduções de meio ponto e os que preferiam pisar no freio. Com a ata divulgada, isso ficou bem claro:
- Os quatro indicados no atual governo por Lula votaram por reduzir a Selic em 0,5%;
- Já os cinco nomeados por Bolsonaro votaram por corte de 0,25%.
O que todos concordaram foi não dar pistas sobre a próxima decisão dos juros, deixando claro que o momento é de cautela com o cenário internacional e o aumento das projeções de inflação.
O que está por trás disso: Desde que assumiu, Lula tem criticado a política de juros, argumentando que a taxa está alta demais e “atrasa o crescimento econômico do país”.
O principal alvo é o presidente do BC, Campos Neto, que foi indicado por Bolsonaro. O mandato dele vai até o fim do ano, e, depois disso, Lula vai indicar um substituto. Ou seja, os indicados do atual governo vão ser maioria.
Bottom-line: Enquanto a previsão da inflação para este ano aumenta, as decisões dos diretores vão impactar o bolso dos brasileiros, já que a Selic dita o preço do crédito e dos empréstimos. Clique aqui se quiser aprofundar.

Redação


waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se