
Mercado está com receio de interferência política nas estatais
ECONOMIA
Mercado está com receio de interferência política nas estatais


(Imagem: Infomoney | Reprodução)
Nos últimos dias, o mercado tem ficado com receio da possível interferência e pressão do governo na Vale e na Petrobras — as duas empresas mais valiosas do país.
Vale 🪨
Na terça, um dos conselheiros da Vale renunciou ao cargo dizendo que a escolha do novo CEO da companhia sofre “influência política” e “evidentes conflitos de interesse”. Veja a carta aqui.
⏸ Uma pausa para o contexto: Mesmo privatizada, o governo ainda tem participação na empresa por meio de 2 votos no conselho e articulações com outros acionistas.
Desde o começo do ano, Lula faz pressão para colocar Guido Mantega — ex-ministro da Fazenda nos governos do PT — na presidência da Vale.
Como reação ao “Petrolão”, a Lei das Estatais foi aprovada em 2016 e proíbe que políticos sejam nomeados para presidências e diretorias de empresas públicas — algo que o governo quer flexibilizar.
Enquanto isso, na Petrobras… ⛽️
Dança das cadeiras. Depois que a Petrobras decidiu não distribuir dividendos extraordinários, o governo anunciou um rodízio nos conselhos das principais estatais do país.
- Na Petrobras, por exemplo, Haddad indicou um de seus secretários para o board.
Polêmica implantada com sucesso: A oposição acredita que essa é uma clara demonstração de interferência, enquanto o governo diz que tem direito de fazer isso — com base nos estatutos.

Redação


waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se