1Ficar de barriga cheia está cada vez mais caro no Brasil
ECONOMIA
Ficar de barriga cheia está cada vez mais caro no Brasil

Seja para comer dentro ou fora de casa, o preço da comida neste final de ano deve pesar no orçamento dos brasileiros de uma forma que não era vista em pelo menos 10 anos.
O que está acontecendo? No 4º trimestre, as expectativas são de um aumento de pelo menos 1% ao mês na inflação dos alimentos — puxado principalmente pela alta da carne.
- Se quando o ano começou o consenso do mercado para o preço da comida era de um crescimento de 4%, hoje a realidade é de uma inflação de mais de 7% para o grupo.
🍽 A relevância: Os alimentos estão ficando mais caros do que os outros produtos em geral, e, além da inflação, a alta nos valores tem crescido mais rápido que a remuneração básica da população.
Com isso, o impacto é sentido principalmente pelas famílias de baixa renda. Para se ter uma ideia, os gastos das famílias com alimentação e bebidas deve passar do R$ 1 trilhão pela primeira vez na história neste ano.
E para o ano que vem? Mesmo com expectativa de safra recorde e clima favorável, o dólar nas alturas deve encarecer produtos importados como o trigo — usado em pães — e deixar a exportação de carne mais atrativa.
Zoom out: Alimentação e combustível respondem por 41% do orçamento de uma família brasileira. Nos países de baixa renda — como o nosso —, 7 em cada 10 pessoas não conseguem pagar por uma dieta saudável.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se








