Brasil pode ter o maior imposto agregado do mundo
ECONOMIA
Brasil pode ter o maior imposto agregado do mundo
(Imagem: O Globo | Reprodução)
A equipe econômica do governo entregou ao Congresso o projeto que define as regras da reforma tributária no Brasil.
Se você não se lembra… A reforma, em si, já foi aprovada pelos parlamentares em dezembro, mas os valores dos novos impostos ainda não foram decididos. Relembre aqui.
Afinal, qual vai ser a taxa? Segundo o governo, o novo IVA no Brasil vai ser de 26,5%. Isso pode deixar nosso país com o 2º maior tributo desse tipo do mundo, atrás somente dos 27% da Hungria.
Enquanto a nova lei simplifica as cobranças — transformando cinco impostos em dois —, o mesmo texto estabelece mais de 1.600 categorias de produtos e serviços que vão ter isenção.
- Essas isenções vão atingir desde os produtos da cesta básica e medicamentos até explosivos militares, esterco animal e remédios de disfunção erétil.
Pense que, se mais setores e produtos vão pagar menos impostos, a arrecadação que eles iriam gerar tem que ser compensada de alguma forma — aumentando indiretamente os tributos de outras áreas.
Com isso, se vierem mais isenções, a taxa pode aumentar, com o risco até de ter o maior imposto agregado do mundo. Para se ter uma ideia, sem as isenções já criadas, a alíquota ficaria em cerca de 20%.
Redação
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-seseu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-seum one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira
inscreva-separa começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se