As disputas na Justiça do Trabalho estão de volta ao topo
ECONOMIA
As disputas na Justiça do Trabalho estão de volta ao topo

Depois de anos em patamar estável, o Brasil caminha para registrar, em 2025, o maior número de ações desde a reforma trabalhista de 2017.

Só no primeiro semestre, já foram 1,15 milhão de processos — e a projeção é fecharo ano em 2,3 milhões, acima dos 2,1 milhões de 2024.
- Quem mais aparece nessa onda é o setor de serviços, que no ano passado respondeu sozinho por 26,6% dos processos, um recorde histórico de 556 mil novos casos.
Especialistas consideram que o principal motivo para a mudança está em uma decisão do STF em 2021, que derrubou a regra da reforma trabalhista que obrigava trabalhadores de baixa renda a arcar com honorários caso perdessem a ação.
Na prática, a mudança reduziu o risco de entrar na Justiça, abrindo caminho para novos processos.
Por outro lado, o Tribunal Superior do Trabalho justifica que parte da alta é efeito de uma recomposição: durante a pandemia, os números de ações caíram, e agora a curva retoma seu padrão.
Ainda assim, o cenário é claro: com juros altos, mercado aquecido em serviços e novas regras mais favoráveis, o país deve ver neste ano o maior número de disputas trabalhistas em quase uma década.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se








