As criptomoedas entraram de vez na mira da Justiça

ECONOMIA

As criptomoedas entraram de vez na mira da Justiça

Redação
Redação
5 setembro 2024Última atualização: 4 setembro 2024
(Imagem: Shoshana Gordon)

(Imagem: Shoshana Gordon)

👀 De olho em tudo. A Justiça brasileira fechou um acordo inédito de 5 anos com a Associação de Criptoeconomia do país para criar um sistema que liga o mercado de moedas digitais ao Poder Judiciário.

  • Na prática, isso vai fazer com que fique mais fácil para juízes e autoridades apreenderem criptomoedas em casos suspeitos de fraude, lavagem de dinheiro ou outros tipos de crimes financeiros.

  • 🤿 Aprofundando: Hoje em dia, é possível comprar ativos em cripto por conta própria ou por meio de uma corretora. São justamente os valores negociados por uma intermediária que vão ficar à mercê da Justiça.Todas as corretoras de criptomoedas no Brasil vão precisar se cadastrar no sistema, aumentando assim, o nível de regulação do mercado no país e a presença do Estado nas transações.O que não deixa de ser curioso: As criptos, por princípio, tiram o poder dos bancos centrais e dos governos de controlar o dinheiro que circula no país. Agora, o movimento que estamos vendo é o oposto disso.O argumento principal para o acordo foi o de que as mudanças vão trazer mais segurança nas transações com criptomoedas — já que o mercado passa a ser mais regulado e supervisionado pelas autoridades.

    Sem o entendimento, sempre que um juiz mandava uma ordem para bloquear ou confiscar valores em cripto, as polícias entravam em contato com cada uma das plataformas num processo longo e burocrático.

    Zoom out: O Brasil é o 6º país em que a população mais tem criptomoedas no mundo, com 26M de pessoas tendo algum investimento do tipo. No ano passado, os valores movimentados bateram recorde de mais de US$ 12 bilhões.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã