Alta no preço dos alimentos faz Lula pedir ajuda ao agro
ECONOMIA
Alta no preço dos alimentos faz Lula pedir ajuda ao agro
(Imagem: Geraldo Magela | Reprodução)
Só nos dois primeiros meses do ano, os preços dos principais alimentos subiram 3%, mais do que o dobro da inflação geral — que subiu 1,25%. Ou seja, a comida está encarecendo bem mais que os outros produtos.
- Alguns foram até pior… Os alimentos mais consumidos pela população brasileira como arroz, feijão, batata e cenoura já ficaram 10% mais caros em 2024. 🍚🫘🥔🥕
Um dos motivos para os aumentos é o El Niño, que tem gerado seguidas ondas de calor e um volume de chuvas acima do tradicional — que afeta diretamente a colheita.
O assunto preocupa o Lula… 🚨
Temendo uma queda ainda maior na popularidade, o presidente convocou encontros com diferentes ministros. O governo espera que os preços devem cair até o mês que vem — quando o clima deve melhorar.
Ainda assim… Alguns acenos devem ser feitos ao agronegócio. Medidas como facilitar o crédito para produtores rurais, novas políticas de estoques públicos e implantação de um “preço mínimo” são algumas das possibilidades.
🥩 Até chamou pro churras. Para se aproximar do agro e melhor a relação, Lula vai fazer churrascos com empresários importantes do setor na casa de campo da Presidência a cada 15 dias.
Zoom out: O agronegócio é um dos principais responsáveis por “empurrar” o PIB do Brasil. No ano passado, o setor cresceu 15% gerando mais de R$ 2,5 trilhões — quase 1/4 do PIB BR.
Redação
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-seseu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-seum one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira
inscreva-separa começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se