
A observação da inflação do nosso país está prestes a mudar
ECONOMIA
A observação da inflação do nosso país está prestes a mudar


(Imagem: Megan Robinson | Reprodução)
Lula assinou uma medida que vai mudar o sistema que avalia as variações dos preços no Brasil.
- Como é atualmente: O governo olha para o quanto os preços aumentam ou diminuem apenas entre janeiro a dezembro do ano atual.
- Como vai ficar: De 2025 em diante, entra o sistema de “meta contínua”. Isso significa que, em vez de olhar os preços naquele ano específico, a inflação vai ser observada mês a mês.
Ou seja, o objetivo do país é contínuo e deve ser trabalhado considerando o quanto a inflação mudou com base nos 12 meses anteriores — por exemplo, em junho de 2025, o governo vai verificar se a inflação acumulada desde julho de 2024 está perto ou longe da meta.
Por que isso importa? A meta da inflação é para onde o Banco Central olha na hora de definir qual vai ser a taxa de juros no país, ajustando para cima ou para baixo de acordo com o desempenho da economia nacional.
- Se os preços não estão subindo tanto e parecem alinhados com a meta da inflação, é possível reduzir a taxa;
- Já se as previsões da inflação do país estão subindo, o BC tende a manter ou então subir a Selic.
Isso porque, quando os juros sobem, o “preço do dinheiro” (crédito) fica mais caro, criando uma tendência de diminuição do consumo e, consequentemente, dos preços.
Hoje em dia, a meta está em 3%, e as autoridades econômicas do país trabalham para que os preços não subam mais do que isso. Já os juros estão em 10,5% ao ano.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se