A mordida de 44% no seu aluguel de temporada

ECONOMIA

A mordida de 44% no seu aluguel de temporada

Redação
Redação
26 janeiro 2026Última atualização: 26 janeiro 2026

(Imagem: Mathilde Missioneiro | Folhapress)

A reforma tributária está prestes a transformar o seu "extra" do fim do mês em um custo empresarial pesado. Se você aluga imóvel por temporada — o famoso Airbnb — o governo mudou a regra:

  • Antes: Você é considerado um “locador” e o dinheiro entra como renda imobiliária, sem incidência de imposto de prestação de serviço;
  • Depois: Você vira um hoteleiro, passando a enquadrar a atividade como "serviço de hospedagem", entrando na categoria de consumo.

Essa mudança significa que, agora, entram os novos impostos IBS e CBS, os mesmos que você paga para comprar um tênis ou contratar um software.

Para quem opera como Pessoa Física, a carga tributária total pode saltar para aproximadamente 44% sobre o faturamento — por conta de uma provável “mordida dupla”.

Explicando… O dono do apartamento continua pagando o Imposto de Renda (até 27,5%) e agora soma os novos tributos sobre a receita bruta, sem nem considerar os gastos com limpeza ou manutenção.

Os proprietários podem ser empurrados para virar PJ (empresa), um modelo que tem outros impostos, mas que deve ficar mais barato do que o modelo de PF. É um movimento parecido com a busca de clubes de futebol para virar SAF.

No fim do dia, a incidência de mais impostos deve causar um efeito cascata nos preços dos Airbnb e até na quantidade de residências disponíveis para hospedagem nas cidades brasileiras.

O Brasil é o 6º maior mercado do Airbnb e o maior na América Latina, com +680 mil imóveis ativos. Somente em SP, esse ecossistema movimenta cerca de R$ 10 bi por ano, sustentando mais de 60 mil empregos.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã