
A disparada do dólar (finalmente) preocupou o governo
ECONOMIA
A disparada do dólar (finalmente) preocupou o governo


(Imagem: InfoMoney | Reprodução)
“Isso não é normal.” Demorou uma alta de 8,5% em um mês e de quase 18% desde janeiro para que Lula convocasse uma reunião para hoje com a sua equipe econômica para falar sobre o dólar.
- A moeda começou o mês de junho na casa dos R$ 5,20 e, ontem, chegou a bater R$ 5,70 — o maior valor desde janeiro de 2022.
⭐️ Na visão do governo: A culpa da disparada é dos outros, principalmente da “especulação” e do “jogo de interesses do mercado”. Para Haddad, existe uma “falha de comunicação” sobre os resultados que o governo tem na economia.
📈 Na visão do mercado: Sempre que o presidente faz críticas duras ao presidente do BC, comenta sobre aumentar mais a arrecadação (impostos) e reforça o intervencionismo do Estado na economia — o que tem sido frequente — a moeda sobe um pouco mais.
Somando a desconfiança do mercado com o adiamento das previsões de superávit à resistência do governo em cortar gastos, o resultado é que o real foi a 5ª moeda que mais se desvalorizou no mundo em 2024.
“Mas dênius, como isso me afeta se eu nem vou viajar?” 🧐
A alta do dólar impacta a vida de todos nós no dia a dia, principalmente quando o assunto são os produtos importados.
🍞 Sabe o seu pãozinho de toda manhã? O nosso país é um grande importador de trigo, o que significa que o cereal é comprado em dólar. Com a alta do câmbio, o custo da importação também aumenta e, no fim da linha, esse custo extra é repassado aos clientes na padaria.
Vários combustíveis também são importados em dólar. Com a moeda disparando, os custos do transporte e, consequentemente, do frete podem aumentar — gerando um efeito dominó em outros bens e serviços.
Nem todos ficam tristes: Como o comércio internacional é todo negociado em dólar, setores brasileiros que exportam mercadorias como produtos agrícolas e minérios são beneficiados porque, na prática, eles ganham mais frente ao real.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se