
Como a Graza foi de US$0 a quase US$ 50 milhões em 3 anos
CASE
Como a Graza foi de US$0 a quase US$ 50 milhões em 3 anos


(Imagem: Graza | Reprodução)
Após morar na Espanha durante 3 anos, o americano Andrew Benin ficou impressionado com a frequência na qual o azeite de oliva era utilizado. Em suas palavras, “era como se fosse uma cola para todas as coisas na cozinha”.
De volta aos EUA, ele descobriu que 75% do azeite extra virgem vendido na Terra do Tio Sam era fraudulento — continham extrato de óleos mais baratos e menos saudáveis.
- Por outro lado, azeites de alta qualidade eram vendidos a preços pouco acessíveis para o grande público.
Eis que, no início de 2022, junto a Allen Dushi, Benin lançou a Graza, um azeite extra virgem feito 100% com azeitonas da Espanha.
A empresa desenvolveu 2 produtos: um para ser usado como “tempero” em saladas, e outro para cozinhar.
O produto custaria entre US$ 16-US$ 21 por unidade e teria um design simples e divertido — hoje um grande diferencial da marca.
O poder dos influenciadores
Faltando 3 semanas para o lançamento oficial, a Graza mandou mais de 100 pacotes para criadores de conteúdo. Simplesmente mandaram. Sem pagar nenhum influencer… Só esperando que algum postasse organicamente.
🫒 A qualidade falou mais alto. A grande maioria adorou. Desde nano-influencers (até 10k seguidores) a macro-influencers (pelo menos 200k), o compartilhamento rolou solto e o engajamento dos seguidores consequentemente também.

Criado o burburinho, veio a hora da verdade. Este foi o resultado nos primeiros 7 dias:
- US$ 100.000 de faturamento e estoque esgotado.
- Uma conversão de 7,91% no site através do link em seu perfil oficial no Instagram.
- Aumento de 181% no número de seguidores entre todas as redes sociais e de 429% no engajamento em suas postagens.
Em março de 2022, três meses após estrear no mercado, a receita da Graza já ultrapassava a barreira dos US$ 500.000 — no final do ano, o faturamento superou a casa dos US$ 4,3 milhões.
Em julho de 2023, seus produtos já estavam presentes em pelo menos 3.000 pontos de varejo no país. Para 2024, esse número pode chegar a 18.500.
Segundo o fundador, grande parte do sucesso inicial da Graza se deve às boas avaliações de veículos especializados, mas especialmente de influenciadores — que seguem utilizando o produto.
Looking forward: A estimativa é chegar a quase US$ 50 milhões de faturamento neste ano. E o caminho para isso parecem ser novos produtos como batatas estilo Lay’s e um refil para seus azeites embalados em latas de cerveja.

Redação
trends

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se