Como a Graza foi de US$0 a quase US$ 50 milhões em 3 anos

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Como a Graza foi de US$0 a quase US$ 50 milhões em 3 anos

Redação
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9 julho 2024Última atualização: 9 julho 2024
Graza

(Imagem: Graza | Reprodução)

Após morar na Espanha durante 3 anos, o americano Andrew Benin ficou impressionado com a frequência na qual o azeite de oliva era utilizado. Em suas palavras, “era como se fosse uma cola para todas as coisas na cozinha”.

De volta aos EUA, ele descobriu que 75% do azeite extra virgem vendido na Terra do Tio Sam era fraudulento — continham extrato de óleos mais baratos e menos saudáveis.

  • Por outro lado, azeites de alta qualidade eram vendidos a preços pouco acessíveis para o grande público.

Eis que, no início de 2022, junto a Allen Dushi, Benin lançou a Graza, um azeite extra virgem feito 100% com azeitonas da Espanha.

A empresa desenvolveu 2 produtos: um para ser usado como “tempero” em saladas, e outro para cozinhar.

O produto custaria entre US$ 16-US$ 21 por unidade e teria um design simples e divertido — hoje um grande diferencial da marca.

O poder dos influenciadores

Faltando 3 semanas para o lançamento oficial, a Graza mandou mais de 100 pacotes para criadores de conteúdo. Simplesmente mandaram. Sem pagar nenhum influencer… Só esperando que algum postasse organicamente.

🫒 A qualidade falou mais alto. A grande maioria adorou. Desde nano-influencers (até 10k seguidores) a macro-influencers (pelo menos 200k), o compartilhamento rolou solto e o engajamento dos seguidores consequentemente também.

Criado o burburinho, veio a hora da verdade. Este foi o resultado nos primeiros 7 dias:

  • US$ 100.000 de faturamento e estoque esgotado.
  • Uma conversão de 7,91% no site através do link em seu perfil oficial no Instagram.
  • Aumento de 181% no número de seguidores entre todas as redes sociais e de 429% no engajamento em suas postagens.

Em março de 2022, três meses após estrear no mercado, a receita da Graza já ultrapassava a barreira dos US$ 500.000 — no final do ano, o faturamento superou a casa dos US$ 4,3 milhões.

Em julho de 2023, seus produtos já estavam presentes em pelo menos 3.000 pontos de varejo no país. Para 2024, esse número pode chegar a 18.500.

Segundo o fundador, grande parte do sucesso inicial da Graza se deve às boas avaliações de veículos especializados, mas especialmente de influenciadores — que seguem utilizando o produto.

Looking forward: A estimativa é chegar a quase US$ 50 milhões de faturamento neste ano. E o caminho para isso parecem ser novos produtos como batatas estilo Lay’s e um refil para seus azeites embalados em latas de cerveja.

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