
STF autoriza que o governo fique de olho nos PIX que você faz
BRASIL
STF autoriza que o governo fique de olho nos PIX que você faz


(Imagem: Gabriella Turrisi)
É como se a sua conta do banco estivesse no BBB. Numa votação apertada de 6 votos a 5, o STF decidiu que os bancos devem compartilhar os dados das contas dos clientes com os governos estaduais.
O que está por trás disso? Na opinião dos ministros, isso é importante para os governos fiscalizarem se os cidadãos estão pagando o ICMS — um imposto estadual que, só neste ano, já movimentou mais de R$ 500 bi.Antes, os bancos não eram obrigados a compartilhar essas informações de uma forma tão ampla, e o sigilo dos clientes só era quebrado se a Justiça desse uma autorização para isso.🤔 Como assim “sigilo”? A grande discussão do julgamento girou em torno da proteção dos dados dos clientes — algo garantido na Constituição pelo “direito à inviolabilidade da intimidade e do sigilo de dados”.Isso significa que, a partir de agora, quando as secretarias de Fazenda dos estados pedirem, as instituições vão mostrar todas as transações que clientes fizeram por PIX, cartão de crédito e débito.
Os críticos à decisão do STF disseram que a medida acaba com a privacidade dos clientes e ainda não deixa claro como os dados vão ser guardados e protegidos pelos governos;Já quem foi a favor bateu na tecla de que as informações continuam seguras, e que os detalhes das transações não vão ficar públicos para outras pessoas além daquelas nos órgãos oficiais.

Redação
trends

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se