
Dá para pedalar com um pé-de-meia?
BRASIL
Dá para pedalar com um pé-de-meia?


(Lula anunciando Programa Pé-de-Meia | Imagem: GP1 | Reprodução)
Para o Tribunal de Contas da União aparentemente, sim. Foi com essa justificativa que o TCU suspendeu o uso de recursos do programa criado pelo Ministério da Educação no governo Lula.
A decisão veio depois que o órgão identificou irregularidades na forma como os recursos eram repassados ao Fipem — o fundo privado que financia o programa.
Contextualizando: Criado em 2023, o Pé-de-Meia incentiva alunos da rede pública a concluir o ensino médio com uma poupança educacional — basicamente evitar o “parei de estudar porque precisei começar a trabalhar para ajudar em casa”.
Acontece que o TCU encontrou e confirmou falhas nos repasses feitos, apontando que eles não seguiram a Lei Orçamentária — que define as regras relacionadas aos gastos do governo.
O Ministério da Educação, agora, precisa alinhar o programa com as regras fiscais para liberar os repasses suspensos, que são de R$ 6 bi.
Enquanto isso, a oposição acusa o governo de crime de responsabilidade, dizendo que isso configura uma "pedalada fiscal" — o motivo do impeachment de Dilma Roussef em 2014.
🚩 Parlamentares da oposição estão cogitando até um impeachment, colocando a suspensão do programa como argumento. A decisão sobre o futuro do programa e o impacto político vai depender do Congresso e do próprio TCU.
Looking forward: Com o Pé-de-Meia suspenso, mais de3,9 milhões de estudantesque seriam beneficiados ficam sem a assistência prometida.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se