PF indicia Bolsonaro e aliados por suposta tentativa de golpe
BRASIL
PF indicia Bolsonaro e aliados por suposta tentativa de golpe
(Imagem: Antonio Molina)
A Polícia Federal terminou as investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado no Brasil depois do resultado das eleições de 2022, que causou a prisão de militares nesta semana. Relembre aqui.
Segundo os investigadores, Jair Bolsonaro tinha “pleno conhecimento” do plano que militares montaram para matar Lula, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes em dezembro de 2022.
- Por isso, a PF decidiu indiciar o ex-presidente ao STF pelos crimes de “tentativa de abolição violenta do estado democrático de direito”, “golpe de estado” e “organização criminosa”.
Aprofundando: De acordo com as investigações, os suspeitos se dividiram em 6 núcleos. Além disso, membros das Forças Armadas teriam feito reuniões, montado planilhas e escrito minutas para o suposto golpe.
Outras 36 pessoas foram indiciadas, incluindo aliados e membros do governo anterior, como os ex-ministros Braga Netto e Augusto Heleno, o ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem e Valdemar Costa Neto, presidente do PL. Veja a lista completa.
O que um indiciamento quer dizer? Tudo isso não significa que eles são réus, culpados e nem que serão condenados, mas sim que a PF vê indícios — por isso o nome — de que eles cometeram crimes.
Além do suposto conhecimento sobre o plano de golpe, o ex-presidente já foi indiciado em outras duas investigações: a das joias sauditas e a da suposta fraude em cartão de vacina.
Uma visão 360º sobre o assunto 👀
👨🏻🦲 Outro ponto de discussão… Por ser o relator do caso e, ao mesmo tempo, vítima, a direita aponta que, juridicamente, Moraes deveria se assumir parcial e passar o caso para outro ministro.
- No texto em que autorizou a operação da PF, ele foi o nome mais escrito, com um total de 44 citações a si mesmo.
Do outro lado, a esquerda e até ministros do próprio Supremo, como Gilmar Mendes, acham que ele deveria continuar como o juiz do caso. Ler os comentários desse post aqui é uma experiência interessante.
🔜 Os próximos passos
O relatório policial de mais de 840 páginas que está nas mãos de Moraes deve ser enviado à PGR. Depois disso, uma denúncia pode ser feita ou o caso pode ser arquivado.
Em caso de denúncia, o julgamento dos acusados e a definição de uma sentença fica a cargo do STF — mais especificamente do Moraes. Todo esse processo deve levar mais de 6 meses.
Aliás, falando nele…
Moraes ficou cara a cara com o Mauro Cid, ex-assessor de Bolsonaro, que prestou um novo depoimento por horas, sendo questionado justamente sobre uma tentativa de golpe.
Apesar de estar sob sigilo, ao que parece, Cid abriu novidades para o ministro — até porque ele poderia ser preso, caso não o fizesse. Foi um dia agitado em Brasília…
Redação
trends
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-seseu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-seum one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira
inscreva-separa começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se