O maior déficit de profissionais dos últimos 5 anos
BRASIL
O maior déficit de profissionais dos últimos 5 anos


(Imagem: Divulgação)
As prateleiras estão cheias, mas as vagas, nem tanto. O comércio brasileiro está vivendo uma escassez de profissionais, e nem salários maiores e benefícios extras têm dado conta.
Um levantamento mostrou que falta mão de obra em 57 das 100 principais funções do varejo, incluindo operadores de telemarketing, analistas de negócios e profissionais de logística.
Mesmo com o setor empregando mais de 10,5 milhões de pessoas em 2023 e abrindo 56 mil vagas formais, a demanda segue maior que a oferta.
O buraco é mais fundo. A escassez pressiona salários, encarece as operações e ameaça travar um setor que responde por 1 em cada 5 empregos formais.
Para tentar conter o problema, empresas tem recorrido a bônus por assiduidade, vale-alimentação dobrado e contratações de horistas para cobrir escalas.
- No e-commerce, o problema é ainda mais crítico: Logística e atendimento têm dificuldade para acompanhar o ritmo do setor.
Bottom-line: Segundo especialistas, a solução à longo prazo exige mais do que benefícios imediatos, passa por qualificação profissional e adaptação das carreiras do varejo ao mundo digital.

Redação
trends

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se










