O Leão da Receita quer caçar sonegadores
BRASIL
O Leão da Receita quer caçar sonegadores

O governo federal está preparando um sistema inédito no mundo para cobrar os novos impostos sobre consumo criados pela reforma tributária.
A plataforma, 150x maior que o Pix, seria capaz de processar 70 bilhões de documentos por ano e transformar a arrecadação em algo praticamente à prova de fraudes.
O coração da operação é o chamado split payment, que deve funcionar da seguinte forma: no momento em que uma transação ocorrer, o valor do tributo será automaticamente repassado ao governo, estados e municípios.
- Isso deve impedir qualquer tipo de manobra para empresas de fachada criarem notas falsas.
- Outro diferencial é a devolução de créditos tributários, hoje um gargalo para empresas. A ideia é que o reembolso seja feito em poucas horas, permitindo que o dinheiro volte rápido para o fluxo financeiro das empresas.
Atualmente em fase de testes com 500 empresas, a plataforma vai entrar em operação em 2026 com alíquota simbólica de 1%. A cobrança efetiva começa em 2027, no segmento business to business (B2B).
Especialistas calculam que o novo modelo pode aumentar a arrecadação entre R$ 400 bilhões e R$ 500 bilhões por ano, justamente o tamanho estimado da sonegação.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se









