1Governo vai cobrar pedágio de 1% sobre emendas pix
BRASIL
Governo vai cobrar pedágio de 1% sobre emendas pix

O governo federal decidiu aplicar uma taxa de 1% sobre o valor das chamadas emendas Pix — modalidade em que parlamentares indicam verbas do Orçamento da União diretamente para estados e municípios.
A cobrança será feita no momento da liberação do recurso e deve render cerca de R$ 73 milhões em 2025, já que a previsão total dessas emendas no ano é de R$ 7,3 bilhões.
Criada em 2019, a emenda Pix virou alvo de críticas por falta de rastreabilidade e planejamento.
O STF determinou que parlamentares detalhem o destino da verba e que os municípios prestem contas sobre o uso do dinheiro — mas as regras ainda não são plenamente cumpridas.
Relatório do Ministério da Gestão mostra que, em 2024, 60% dos documentos apresentados não explicavam como os recursos seriam usados. Mesmo assim, a modalidade continua como a mais popular entre os congressistas.
Curiosamente, a emenda Pix surgiu para escapar das taxas cobradas por bancos estatais para fiscalizar repasses parlamentares. Agora, volta a ser “taxada” — só que diretamente pelo governo federal.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se









