1EUA igualam Moraes a ditadores e líderes terroristas
BRASIL
EUA igualam Moraes a ditadores e líderes terroristas

Após meses de rumores, o governo dos EUA anunciou a inclusão do ministro Alexandre de Moraes na lista de sanções da Lei Global Magnitsky.
- Criado no governo Obama, o mecanismo é utilizado para punir pessoas que cometam violações graves de direitos humanos, como ditadores e líderes terroristas ao redor do mundo.
A medida, divulgada pelo Departamento do Tesouro, congela ativos do ministro em território americano e impede qualquer relação comercial com empresas ou cidadãos dos EUA — inclusive no Brasil.
Trazendo mais para termos práticos, Moraes está proibido de usar qualquer serviço vinculado aos EUA, como Windows e iPhone, bancos com sede americana ou cartões Visa/Mastercard. Ou seja… sem poder pedir uma comida no iFood, ouvir uma “musiquinha” no Spotify, ver uma série no Netflix, e por aí vai…
Em nota oficial, o secretário do Tesouro americano afirmou que Moraes lidera uma “caça às bruxas ilegal” contra brasileiros e americanos, com “censura, detenções arbitrárias e processos politizados” — incluindo o ex-presidente Bolsonaro.
Em resposta, Lula classificou como “inaceitável” a tentativa de interferência dos EUA no sistema judiciário brasileiro. Já Moraes prepara um discurso de resposta, que deve ser feito amanhã, no STF.
O “efeito Bolsonaro”
A sanção ocorre em meio às pressões do deputado Eduardo Bolsonaro, que atuava nos bastidores de Washington para incluir Moraes na Lei Magnitsky — e poupando outros ministros do STF.
- Eduardo, inclusive, está articulando com políticos europeus para que as medidas impostas pelos EUA também sejam tomadas no continente europeu.
- Ontem, um grupo de 16 deputados ligados à direita do Parlamento Europeu pediu formalmente que a União Europeia aplique sanções contra Moraes e seus aliados na Corte.
Bottom-line: Depois de um dia extremamente turbulento, o ministro do STF foi à noite ao jogo entre Corinthians e Palmeiras e viralizou ao ser fotografado fazendo um gesto obsceno — veja aqui.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se








