Crianças estão passando o dobro do tempo recomendado em frente às telas
BRASIL
Crianças estão passando o dobro do tempo recomendado em frente às telas

Sem e-mail do chefe para responder. Sem mensagens do WhatsApp para distrair ou até mesmo perfis no Instagram e TikTok para seguir. Mesmo assim, as crianças estão mais vidradas do que nunca no celular.
Um levantamento realizado pelo DataFolha indica que 6 em cada 10 crianças brasileiras de até 6 anos estão ultrapassando o limite diário de tempo de tela recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
O máximo sugerido é de uma hora para crianças entre 2 e 5 anos e nenhum tempo para bebês. Contudo, a média atual é de duas a três horas por dia. Os dados ainda indicam que:
- 78% das crianças de até 3 anos usam telas todos os dias;
- Entre os responsáveis, 40% reconhecem que os pequenos estão passando mais tempo do que deveriam em frente à TV, celular ou computador.
A relevância: O alerta preocupa porque essa é a fase em que o cérebro mais se desenvolve — até 1 milhão de conexões neurais por segundo.
Estudos mostram que excesso de telas pode atrapalhar o sono, reduzir a interação com a família, estimular o sedentarismo e impactar o desenvolvimento cognitivo socioemocional.
O problema é ainda mais sensível considerando que o Brasil tem 18,1 milhões de crianças na primeira infância, das quais 55,4% vivem em famílias de baixa renda — e 60% nunca frequentaram creches ou pré-escolas.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se










