Como o TikTok está transformando as campanhas eleitorais

BRASIL

Como o TikTok está transformando as campanhas eleitorais

Redação
Redação
30 junho 2024Última atualização: 30 junho 2024
(the news | waffle)

(the news | waffle)

Observando como o número de eleitores entre 16 e 17 anos — que não são obrigados a votar — aumentou 14% em comparação ao último ano de eleições municipais, políticos entraram de vez na onda do TikTok.

Os grandes motivos: 1 em cada 4 usuários da rede social tem menos de 20 anos e, entre 2018 e 2022, mais de 80% dos 2,1 milhões de jovens que tiraram o título para votar foram às urnas.

Além disso, os custos para movimentar campanhas online são muito menores do que os bilhões usados para, por exemplo, distribuir folhetos ou realizar produções midiáticas em TVs e rádios.

Pra se ter uma ideia, em 2020, último ano de campanhas municipais, quase R$ 3 bilhões foram destinados a isso. Esse ano, o orçamento é de quase R$ 5 bilhões.

Alguns exemplos de candidatos influencers:

  • João Campos, prefeito de Recife e favorito à reeleição, tem quase 500 mil seguidores e usa vídeos dinâmicos e curtos.
  • Pablo Marçal, influenciador e pré-candidato à prefeitura de São Paulo, possui 2 milhões de seguidores e vem crescendo nas pesquisas.
  • Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, participa de trends e cria conteúdos de humor.

Até o TSE entrou nessa onda. Campanhas feitas pelo órgão com a ajuda de influenciadores fizeram com que quase 100 mil jovens fossem atrás do título de eleitor em uma semana.

Isso só mostra o quanto as tendências divulgadas nas redes sociais podem influenciar as decisões das novas gerações, sobretudo pelo fato que 64% da Gen Z prefere recorrer ao TikTok para fazer pesquisas.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã