
Cabo de guerra na Foz do Amazonas
BRASIL
Cabo de guerra na Foz do Amazonas


(Imagem: Adriano Machado / Reuters)
A paciência de Lula com o Ibama parece ter chegado ao fim. O presidente não escondeu a insatisfação ao falar sobre a demora na liberação dos estudos para explorar petróleo na Foz do Amazonas.
O que tá acontecendo? A Petrobras quer iniciar os estudos para explorar petróleo na Foz do Amazonas, uma área com alto potencial na Região Norte. Mas, sem a liberação do Ibama, o processo está estagnado e gerando atrito político.
- Lula e aliados consideram a exploração de petróleo crucial para o futuro energético do Brasil. A questão é como equilibrar o desejo de explorar essa riqueza natural com a preservação ambiental da região, uma das mais sensíveis do planeta.
♻️ "Se depois a gente vai explorar, é outra discussão. O que não dá é para a gente ficar nesse lenga-lenga. O Ibama é um órgão do governo, parecendo que é um órgão contra o governo”, afirmou Lula, em tom de desabafo.
📊 Por que a Foz do Amazonas importa? A área é considerada um dos maiores reservatórios de petróleo do Brasil, com estimativas de até 30 bilhões de barris. Em termos de impacto, o projeto pode significar um salto significativo para o setor energético do país.
A Petrobras já planeja investimentos de até US$ 56 bilhões na região e a possibilidade de recuperar até 10 bilhões de barris de petróleo — volume que o país já extrai do pré-sal.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se