O aperto de mãos que pode mudar a relação 🇧🇷 <>🇺🇸
BRASIL
O aperto de mãos que pode mudar a relação 🇧🇷 <>🇺🇸


(Imagem: Ricardo Stuckert)
A conversa tão aguardada entre Lula e Trump finalmente aconteceu. Os presidentes se reuniram pela primeira vez oficialmente na Malásia.
O encontro, que levou cerca de 50 minutos, teve como tema principal as tarifas impostas pelos EUA às exportações brasileiras.
Segundo o Itamaraty, Lula pediu a suspensão temporária das tarifas até o fim das negociações — além de se colocar a disposição para intermedir uma negociação entre os americanos e a Venezuela.
Trump, por sua vez, respondeu que iria orientar sua equipe a abrir um canal de negociação bilateral.
A expectativa é que representantes dos dois governos se reúnem com o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o secretário de Estado, Marco Rubio, para discutir detalhes técnicos.
A conversa terminou com promessas de visitas recíprocas. Nas redes sociais, o Trump afirmou ser uma grande honra estar com o presidente do Brasil e que acredita conseguir fazer acordos muito bons para os dois países. Já Lula classificou a conversa como “ótima”.
O encontro também repercutiu em Brasília
Políticos da base do governo e aliados de Lula, como Lindbergh Farias e Humberto Costa, celebraram o encontro como “uma vitória do diálogo” e um símbolo da volta “de um Brasil que fala de igual pra igual com o mundo".
Já opositores do presidente ironizaram a sua postura. Eduardo Bolsonaro e o deputado Coronel Chrisóstomo destacaram o elogio de Trump a Bolsonaro e afirmaram e que Lula “não saiu com o que esperava”.
E como o Centrão viu tudo isso?
Aparentemente com bons olhos. Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil de Bolsonaro e aliado do ex-presidente, afirmou que “Lula é um avião voando sozinho” e que o considera favorito para 2026.
Na prática, a fala de Ciro pode ser um indício de que o Centrão, principal “player” no jogo político brasileiro, vê a figura de Bolsonaro cada vez mais enfraquecida para o Planalto.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se









