Uma marca que não existe mais, mas foi vendida por R$ 10 milhões

BIZNESS

Uma marca que não existe mais, mas foi vendida por R$ 10 milhões

Redação
Redação
14 junho 2022Última atualização: 14 junho 2022

Força do nome. Na última semana, os direitos de uso da marca Daslu foram vendidos por R$ 10 milhões para a construtora Mitre. A marca deixou de existir, mas, mesmo depois de polêmicas e prisões, continua tendo força.

Um pouco de história

Quando Collor abriu as importações, Eliana Tranchesi, filha de uma das fundadoras da Daslu, foi à Europa e convenceu marcas como Chanel, Prada e Gucci a virem para o Brasil dentro da loja que, até então, era uma butique de bairro.
  • Cerca de 150 marcas internacionais foram no mesmo caminho. Além de suas linhas próprias, a Daslu era o maior shopping de luxo brasileiro da época.
Até as vendedoras da Daslu eram da elite. Para se ter uma ideia, Sophia Alckmin — sim, filha do Geraldo — era uma delas. Uma amiga vendendo para a outra.A derrocada foi fiscal. Em 2005, a marca foi alvo de uma operação que descobriu problemas de subfaturamento do porte da empresa e, a partir daí, o declínio começou.Eliana foi condenada a 94 anos de prisão — seu irmão e sócio foi preso neste mês — e a empresa foi vendida poucos anos depois. Em 2012, a empresária veio a falecer de câncer e a marca foi à falência logo em seguida, tendo seu prédio monumental destruído.Curiosidade: Se você não é Gen Z, deve lembrar da Luxus, da novela Cobras & Lagartos. Pois é… foi inspirada na Daslu.

10 anos depois…

Apesar das dificuldades, o nome “Daslu” ainda é nostálgico em meio à classe alta paulistana. Não à toa, a construtora Mitre viu um valor de R$ 10 milhões na marca e a arrematou em um leilão.A estratégia é atrelar o setor imobiliário a uma marca de luxo, buscando atender o público de alta renda — e a Mitre não foi a primeira…Zoom Out: O movimento traz dois insights: i) como uma marca falida pode continuar valendo muito somente por conta de seu nome e ii) como setores totalmente diferentes podem se conectar ao considerar o interesse de seu público-alvo.
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã