Tá pensando que expandir pra China é fácil? 🇨🇳

BIZNESS

Tá pensando que expandir pra China é fácil? 🇨🇳

Redação
Redação
10 março 2022Última atualização: 10 março 2022

Expansão internacional. Quando o assunto é esse, não há como não pensar na China. Afinal, estamos falando de um mercado enorme, que vem crescendo bastante, bem como o poder aquisitivo de sua população.

Pra você ter uma ideia, entre 2000 e 2018, a classe média chinesa cresceu de 3% para mais de 50% da população do paístotalizando, atualmente, ao menos 700 milhões de pessoas, que têm mais renda do que nunca para gastar em bens de consumo e serviços.
  • Isso faz com que diversas empresas dos EUA ingressem — ou pelo menos tentem — no mercado chinês.
No entanto, embora o potencial do mercado seja muito grande, o ambiente chinês é bem complexo para negócios e apresenta diversas dificuldades para entrada de empresas estrangeiras.A prova disso? Basta ver que algumas das maiores empresas do mundo acabaram parando suas operações na China, após terem ingressado no país. Essas são algumas delas:

Por que essas empresas saíram da China? 🚪

Em geral, os motivos são bem parecidos, podendo ser divididos em duas catagorias principais: 1) dificuldade dos varejistas em se adaptarem e 2) conflitos de empresas de tecnologia com reguladores. Entenda melhor abaixo:

1) Varejistas que não se adaptam 🛒

No mercado de varejo, a cultura da população influencia muito. Os hábitos, costumes e padrões de consumo podem ser bastante diferentes, o que “quebra a cara” de quem chega pensando que vender na China é igual a vender nos EUA, por exemplo.
  • A Best Buy aprendeu isso da pior forma. A empresa de eletrônicos foi surpreendida ao descobrir que os consumidores chineses não estavam dispostos a pagar mais por produtos eletrônicos de marca.
Assim, a forte presença de produtos semelhantes (ou falsificados) e mais baratos no mercado chinês, combinada a uma maior sensibilidade a preços da população local, contribuíram para que a empresa desistisse do país em 2011.

O case The Home Depot x IKEA 🪑

A Home Depot, loja de produtos para o lar e construção civil, também sentiu na pele as diferenças culturais, principalmente o fato dos chineses não gostarem da ideia de terem que montar seus próprios móveis.
  • Mas, então, como explicar o sucesso na China da empresa sueca IKEA, que também vende móveis domésticos e é conhecida por fazer seus clientes montarem tudo sozinhos? É uma boa pergunta. Afinal, as duas empresas entraram na China na mesma época, mas só uma continuou por lá.

Aqui vai nossa resposta:

A tradição da casa própria é algo relativamente recente na China. Por conta disso, muitas pessoas não têm noção de como mobiliar ou decorar uma casa. E a IKEA possui showrooms, onde mostra modelos de cômodos para ajudar as pessoas com isso.Nesse contexto, os consumidores chineses precisam ser educados. Eles querem alguém para ensiná-los e orientá-los. É aí que entra a IKEA. A empresa, além dos móveis, investe na educação do mercado — e colhe os frutos disso.

2) Empresas de tech vs. Reguladores 🥊

O que não faltam são bons exemplos. Diversas gigantes americanas, como Google, Amazon, LinkedIn, eBay e Uber fracassaram ao entrar na maior economia da Ásia.
  • Os motivos? Em geral, o excesso de burocracia e procedimentos regulatórios, leis ambíguas, repressão, baixa proteção dos direitos de propriedade intelectual, além da tendência do governo de favorecer empresas nacionais.

Pegue o Google como exemplo…🔍

A empresa foi hackeada diversas vezes e sofreu com uma série de ataques cibernéticos, censuras, questões políticas, restrições e roubos de propriedade intelectual vindos da China, que culminaram em sua saída do país.
  • E detalhe: Quando deixou a China, o Google tinha cerca de 35% do mercado de buscas, atrás apenas da empresa chinesa Baidu, com quase 60% de participação. Ou seja, eles abandonaram um mercado em que já eram gigantes.
Esse é só mais um dos muitos exemplos de empresas americanas que não conseguiram se firmar no mercado chinês. Diante de tais situações, sobram duas opções: aprender, se adaptar e seguir as diretrizes do país ou sair do mercado. But, na prática, it's not that simple. risos.
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã