Quando Nova York decide copiar São Paulo. risos. 🚕​​​​​​​​

BIZNESS

Quando Nova York decide copiar São Paulo. risos. 🚕​​​​​​​​

Redação
Redação
29 março 2022Última atualização: 29 março 2022
Você lê o dênius? Se a resposta for positiva, já deve ter visto a última novidade da Uber, que passará a contar com os táxis de NY em seu aplicativo. Aproveitando a notícia, vamos trazer uma análise mais aprofundada sobre o assunto.
  • Tudo começou em 2011, quando a startup de mobilidade urbana decidiu confrontar os icônicos veículos amarelos nova-iorquinos e colocou um pezinho — ou melhor, um pneuzinho — nas ruas da cidade americana.
Depois de apenas 6 anos de operação, pela primeira vez, mais pessoas estavam usando Ubers do que táxis em NY. Era julho de 2017 e a empresa acabara de registrar uma média de cerca de 290 mil corridas por dia naquele mês, contra menos de 280 mil viagens de táxi.

Deste então, o impacto aos taxistas foi enorme… 📉

Disso você já sabe. Mas, pra ficar mais tangível: Uma licença para taxistas operarem em NY, que custava mais de US$ 1 milhão há alguns anos, hoje vale cerca de US$ 100 mil.Além disso, ao longo desses anos, quase mil motoristas entraram com pedido de falência na Big Apple. Veja no gráfico o impacto dos serviços de ridesharing no número de corridas de táxis, em NYC:

Preste atenção entre 2015 e 2020 ⚠️

Durante esses anos, enquanto a Uber ascendia — juntamente com a Lyft e outras empresas menores do setor —, os taxistas enfrentaram o impacto da revolução no mercado de corridas.Depois disso, com o início da pandemia, todos os players do setor foram prejudicados. Agora, o fim das restrições e retomada das atividades está aumentando o número de viagens — o que foi determinante para incentivar essa nova parceria.

A guerra chegou ao fim? ⚔️

Num primeiro instante, esse acordo que encerra a competição de uma década entre a Uber e os taxistas pode parecer estranho. No entanto, ambas as partes saem ganhando.
  • A Uber contará com 14 mil novos motoristas disponíveis em seu aplicativo para transportarem seus passageiros — em um momento em que a demanda e os preços estão aumentando, conforme a pandemia se aproxima do fim.
Já para os taxistas, é um novo canal de aquisição de clientes — e sem a necessidade de ficar olhando as calçadas para ver se não tem ninguém com a mão estendida pra chamar um táxi. risos.

As outras ambições da Uber com a parceria… 👀

Embora a medida esteja começando na cidade de Nova York, o objetivo da Uber é que todos os táxis do mundo estejam em sua plataforma até 2025. Afinal, não deve ser fácil dar conta de quase 100 milhões de usuários ativos. risos.A empresa já fez parcerias com operadoras de táxis em alguns países, incluindo várias cidades dos EUA. Até mesmo em São Paulo essa opção está disponível — a única cidade brasileira que conta com esse recurso, atualmente. Apesar disso, é a primeira vez que a companhia fecha uma parceria que compreenda uma cidade inteira.

Curiosidade: Por que está tão difícil de pegar Uber? 🤔

Pelo que nosso time apurou através de conversas com motoristas ao longo dos últimos meses, essas são algumas das principais causas:⛽ Aumento da gasolina: A alta do preço da gasolina subiu os custos para os motoristas, o que apertou a margem de lucro. Além disso, muitos motoristas aceitam apenas corridas mais longas, por defenderem que, financeiramente, compensa mais.🚗 Carros alugados: Muitos motoristas que trabalhavam com carros alugados, com o início da pandemia, acabaram “quebrando” e tendo que devolver os carros, por conta redução das corridas e aumento de custos.🙋 Aumento de passageiros: Com o fim das restrições pandêmicas, o número de corridas aumentou. Assim, é preciso de mais motoristas para atender a essa demanda crescente — o que justifica a parceria feita em NY.
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã