O que ninguém te contou sobre o fim do Uber Eats no Brasil 🍔

BIZNESS

O que ninguém te contou sobre o fim do Uber Eats no Brasil 🍔

Redação
Redação
11 janeiro 2022Última atualização: 11 janeiro 2022
Esqueça tudo o que você já viu sobre isso. Que a Uber anunciou o fim do serviço Uber Eats no Brasil você já sabe. Mas os motivos por trás dessa decisão são mais profundos do que você pensa.Segundo a companhia, trata-se de uma mudança estratégia para passar a focar na perderia com a Conershop, no Uber Direct e no Uber Flash. No entanto…Apesar da justificativa da Uber, foram levantadas diversas dúvidas acerca de decisão. Afinal, uma coisa que nem todo mundo sabe é que a maior parte do dinheiro da companhia vem do Uber Eats. Veja como o negócio faz dinheiro:

O que o gráfico não fala? 🤔

O lucro. A Uber fechou o 3º trimestre de 2021 com lucro operacional pela primeira vez em seus 11 anos de história, o que foi possível graças ao aumento da demanda por corridas e pelo Uber Eats. Em outras palavras, a companhia não possui um histórico lucrativo.Mesmo com o resultado apresentado, o mercado de entregas de comida possui diversos problemas e dificuldades que não são tão óbvios à primeira vista. Lembre-se: muitas coisas não são tão boas quanto parecem.Mas, antes de entrar nos motivos dessa decisão (principalmente no Brasil), é preciso ter noção de alguns acontecimentos recentes…

A luta dos entregadores por mais direitos 🛵

No meio de 2021, diversos entregadores de aplicativos de delivery realizaram uma série de manifestações, reivindicando melhores condições de trabalho.A partir de então, a pressão foi só aumentando, até que, no final de 2021, foi aprovado um outro PL, prevendo comida e água para entregadores de apps, além de um seguro contra acidentes e afastamento por contaminação de COVID-19.Na semana passada, Bolsonaro sancionou o projeto, que será válido durante a pandemia — um dia antes da Uber anunciar a mudança. Será que teve a ver?

Bom pra uns, pra outros nem tanto 😕

Se, por um lado, os motoristas de aplicativo passaram a ter direitos que antes não tinham, por outro, as empresas de delivery não devem ter gostado tanto da medida. O motivo?Custos operacionais. A decisão faz com que seja necessário aumentar os gastos com a operação. Juntamente a isso, o setor de entrega de alimentos, embora movimente muito dinheiro, proporciona margens pequenas para os negócios do segmento.Mas não é só repassar o aumento de custos para os clientes? Na prática, não é tão simples assim. Como a concorrência no setor é muito grande, os consumidores são mais sensíveis a variações de preço, uma vez que existem várias opções. Assim, repassar custos pode diminuir a competitividade do negócio.

Pra piorar a situação… 😟

O modelo de negócio das empresas de delivery, pelo fato de ainda não serem lucrativas, é dependente de captações constantes de investimentos para promover o crescimento do negócio e fidelização dos clientes — é daí que vem o dinheiro dos cupons que você tanto adora. risos.Pra piorar (mais um pouco) a situação, o iFood é líder absoluto no mercado brasileiro, com 70% de participação, enquanto o Uber Eats — segundo colocado — tem apenas 10%, ou seja, é muito difícil bater de frente com a startup brasileira, além dos outros concorrentes, como a colombiana Rappi.Como se não bastasse, há ainda o WhatsApp, que recentemente passou a possibilitar a realização de pagamentos e já é responsável por 7% dos pedidos de comida por delivery — o que pode ser explicado pelo fato do app permitir contornar as taxas dos aplicativos de entrega.

Resumo da ópera

A Uber está encerrando suas operações de delivery alegando questões estratégicas. Mas, ao que parece, os motivos vão muito além de aumentar o foco no Cornershop.
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã