O incrível fenômeno do Casimiro ⚽️

BIZNESS

O incrível fenômeno do Casimiro ⚽️

Bruno Costa
Bruno Costa
20 dezembro 2022Última atualização: 20 dezembro 2022

Casimiro Miguel. Você deve conhecer — ou, pelo menos, já ouviu falar — do streamer que transmitiu jogos de uma Copa do Mundo no YouTube pela primeira vez.

A LiveMode, empresa que transmite esportes ao vivo no meio digital, adquiriu os direitos de transmissão de 22 jogos da Copa, incluindo todos do Brasil.Isso só foi possível porque a Globo abriu mão da exclusividade da transmissão online dos jogos, após um embate judicial com a FIFA.

Mas… alguém teria que transmitir

Foi aí que a FIFA entrou em contato com a LiveMode, para ajudá-la na comercialização dos direitos de transmissão na internet.A empresa foi fundada em 2017 por Edgar Diniz e Sergio Lopes, que eram dois dos donos do Esporte Interativo.
  • Assim como eles, Casimiro também trabalhou no Esporte Interativo durante um tempo.
Ou seja, eles já se conheciam e, inclusive, eram parceiros oficiais desde janeiro — já tendo feito algumas transmissões juntos.Com isso, optaram por manter a parceria, tornando o Casimiro o primeiro streamer a ter os direitos de transmissão da Copa.Também vale destacar que, desde janeiro de 2022, ele já era parceiro oficial da empresa.

E qual foi o resultado? 👀

Os números surpreendentes deram o que falar. Com recorde atrás de recorde, o Cazé dominou boa parte das primeiras posições nas maiores transmissões da história do YT:

É muita gente, mas… será que dá retorno? 💸

Já que o valor pago por Casimiro e companhia para transmitir o evento não foi divulgado, vamos falar da Globo para dar uma noção.A emissora arrecadou pouco mais de R$ 1 bilhão com publicidade. No entanto, por conta dos gastos com direitos de transmissão — cerca de R$ 500 milhões — e algumas pendências que tinha com a FIFA, ela não lucrou e ficou no zero a zero.

Cazé não divulgou, mas teve um dado que vazou…

Durante a partida entre Polônia e Argentina, a produção de Casimiro deixou escapar que, em novembro, o canal do YouTube gerou uma receita de quase R$ 850 mil.
  • Era a décima transmissão deles na Copa. Estavam com 3,2M de inscritos e mais de 200M de visualizações — números que dobraram até o fim do torneio.
De lá pra cá, o valor deve ter subido bastante. Fora as transmissões de mais alguns milhões de views na Twitch.E isso é apenas o que veio dos anúncios do YT. Antes mesmo da Copa começar — e em apenas 15 dias — a LiveMode vendeu todas as suas cotas de patrocínio, para as seguintes empresas:

Muito além do dinheiro

Ao que parece, estamos diante de uma mudança relevante. É a primeira vez que a Globo não transmite a Copa com 100% de exclusividade, no Brasil.Esse movimento da LiveMode com Casimiro bate de frente na tradicional emissora, que, inclusive, vem perdendo espaço para outros canais na transmissão de partidas de futebol de diversos campeonatos.A própria CazéTV vai sair dessa Copa muito fortalecida, com uma legião de fãs que gostaram do formato mais leve e descontraído.Será que essa nova realidade está tirando o sono dos executivos da empresa?

Curiosidade 🤔

Até pouco tempo atrás, o Casimiro era comentarista esportivo no SBT. Quando saiu, para se dedicar apenas à internet,ele chegou a receber uma proposta para trabalhar na Globo.Mas… Recusou, por entender que, na internet, teria mais liberdade criativa. Foi nesse momento em que ele fechou a parceria com a LiveMode. E o resto é a história que está sendo construída.

Pra fechar… 🪂

Talvez você tenha se perguntado que vídeo é esse da Red Bull que foi a maior transmissão ao vivo da história do YouTube.Foi há 10 anos, quando o paraquedista austríaco Felix Baumgartner saltou do espaço para a Terra, a quase 40km de altura — cerca de 4x a de um voo padrão de avião. Veja aqui.
Bruno Costa

Bruno Costa

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã