O domínio da Netflix está chegando ao fim? 🎬
BIZNESS
O domínio da Netflix está chegando ao fim? 🎬

15 fevereiro 2022Última atualização: 15 fevereiro 2022
Quando pensamos em um buscador online, pensamos no Google. Já quando o assunto são tablets, o primeiro que vem à mente costuma ser o iPad. Da mesma forma, hoje, “Netflix” é quase que um sinônimo de “plataforma de streaming de filmes e séries”.
Mas nem sempre foi assim. Quando a empresa foi fundada em 1997, por Reed Hastings e Marc Randolph, era apenas uma locadora de DVDs pelo correio, cuja maior concorrente era a Blockbuster, que operava alugando filmes apenas em suas lojas físicas.- Na época, o serviço oferecido pela Netflix era uma grande inovação na indústria. E, enquanto o negócio ia crescendo, a Blockbuster continuava focada em expandir o número de lojas em seu modelo tradicional.
A Netflix mudou seu modelo de negócio 💿
Em 2007, a empresa parou de alugar DVDs e lançou sua própria plataforma de streaming, por onde seus assinantes poderiam assistir seus filmes e séries favoritos diretamente do computador.- Com isso, passou a crescer rapidamente, deixando a Blockbuster pra trás, com cada vez menos mercado, até declarar falência em 2010 — enquanto a Neflix já contava com 16 milhões de assinantes e um faturamento de US$ 2 bilhões.
Até que a concorrência se ligou no tamanho do mercado 🤯
Qualquer mercado em que um player se destaca e passa a movimentar bastante dinheiro irá atrair concorrentes. Com o streaming de filmes e séries não foi diferente. Diversas outras empresas — muitas que já eram gigantes, inclusive — decidiram entrar no segmento.O principal exemplo foi a Disney. Desde seu lançamento, em dezembro de 2019, o Disney+, serviço de streaming da companhia, já alcançou 130 milhões de assinantes, tendo a ajudado a sobreviver em meio à pandemia. Já a Netflix ganhou 59 milhões de novos assinantes no mesmo perído.Assim sendo, embora a empresa seja a principal do mercado de streaming, a concorrência — principalmente representada pelo Disney+ — está vindo forte para bater de frente. Veja:A Disney tá chegando… 🏰
No final da semana passada, a Disney divulgou seus resultados do último trimestre de 2021. Durante o período, a empresa adicionou 12 milhões de novos assinantes para seu serviço de streaming — quase o dobro do esperado por analistas.- Tanto é que o mercado reagiu bem, e as ações da Disney subiram quase 10%, impulsionadas pelo crescimento da base. Com isso, a companhia avança para atingir sua meta de alcançar 230 a 260 milhões de assinantes do Disney+ até o fim de 2024.
E o Amazon Prime? 🚚
Embora conte com mais de 200 milhões de assinantes, apenas uma parcela pequena, de cerca de 10%, o possui por conta do serviço do streaming, sendo que a esmagadora maioria das pessoas (80%) são atraídas pelas entregas em um dia — motivo pelo qual a empresa não consta no gráfico.Guerra do streaming | O futuro promete ⚔️
Os 8 maiores grupos de mídia e de tecnologia dos EUA (Netflix, Disney, Apple, Comcast, WarnerMedia, Amazon, ViacomCBS e Fox), somados, devem gastar mais de US$ 115 bilhões em novos filmes e séries em 2022.- Só da Disney, é esperado um investimento de US$ 23 bilhões em conteúdos. Já a Netflix deve gastar algo em torno de US$ 17 bilhões.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se










