O domínio da Netflix está chegando ao fim? 🎬

BIZNESS

O domínio da Netflix está chegando ao fim? 🎬

Redação
Redação
15 fevereiro 2022Última atualização: 15 fevereiro 2022

Quando pensamos em um buscador online, pensamos no Google. Já quando o assunto são tablets, o primeiro que vem à mente costuma ser o iPad. Da mesma forma, hoje, “Netflix” é quase que um sinônimo de “plataforma de streaming de filmes e séries”.

Mas nem sempre foi assim. Quando a empresa foi fundada em 1997, por Reed Hastings e Marc Randolph, era apenas uma locadora de DVDs pelo correio, cuja maior concorrente era a Blockbuster, que operava alugando filmes apenas em suas lojas físicas.Só que a pequena Netflix sabia que apenas isso não seria o suficiente para atingir centenas de milhões de dólares de valor de mercado. Para tanto, seria preciso inovar, de forma a destacar-se no setor. Afinal, ser o primeiro em um novo mercado pode ser uma vantagem competitiva e tanto. Foi aí que…

A Netflix mudou seu modelo de negócio 💿

Em 2007, a empresa parou de alugar DVDs e lançou sua própria plataforma de streaming, por onde seus assinantes poderiam assistir seus filmes e séries favoritos diretamente do computador.Agora a Netflix estava “sozinha” no mercado, muito à frente de seus concorrentes. A companhia passou a investir fortemente em sua infraestrutura digital e em um sistema de recomendações baseadas no comportamento dos usuários.

Até que a concorrência se ligou no tamanho do mercado 🤯

Qualquer mercado em que um player se destaca e passa a movimentar bastante dinheiro irá atrair concorrentes. Com o streaming de filmes e séries não foi diferente. Diversas outras empresas — muitas que já eram gigantes, inclusive — decidiram entrar no segmento.O principal exemplo foi a Disney. Desde seu lançamento, em dezembro de 2019, o Disney+, serviço de streaming da companhia, já alcançou 130 milhões de assinantes, tendo a ajudado a sobreviver em meio à pandemia. Já a Netflix ganhou 59 milhões de novos assinantes no mesmo perído.Assim sendo, embora a empresa seja a principal do mercado de streaming, a concorrência — principalmente representada pelo Disney+ — está vindo forte para bater de frente. Veja:

A Disney tá chegando… 🏰

No final da semana passada, a Disney divulgou seus resultados do último trimestre de 2021. Durante o período, a empresa adicionou 12 milhões de novos assinantes para seu serviço de streaming — quase o dobro do esperado por analistas.Considerando os assinantes do Hulu e da ESPN+ — ambos dos quais a Disney é dona —, a empresa contabiliza mais de 196 milhões de assinantes, o que a deixa perto da Netflix, que, por sua vez, conquistou 8 milhões de novas assinaturas2/3 do feito da empresa do Mickey, no mesmo período.O resultado disso? A desaceleração do crescimento de assinantes da Netflix contribuiu para uma queda de mais de 20% no valor das ações da companha logo após a divulgação dos resultadosa maior queda desde 2014.

E o Amazon Prime? 🚚

Embora conte com mais de 200 milhões de assinantes, apenas uma parcela pequena, de cerca de 10%, o possui por conta do serviço do streaming, sendo que a esmagadora maioria das pessoas (80%) são atraídas pelas entregas em um dia — motivo pelo qual a empresa não consta no gráfico.

Guerra do streaming | O futuro promete ⚔️

Os 8 maiores grupos de mídia e de tecnologia dos EUA (Netflix, Disney, Apple, Comcast, WarnerMedia, Amazon, ViacomCBS e Fox), somados, devem gastar mais de US$ 115 bilhões em novos filmes e séries em 2022.
  • Só da Disney, é esperado um investimento de US$ 23 bilhões em conteúdos. Já a Netflix deve gastar algo em torno de US$ 17 bilhões.
Ao que tudo indica, essa diputa deve acelerar, o que, no fim das contas, é bom para o consumidor, que se beneficia da competição e passa a ter acesso a cada vez mais e melhores conteúdos.
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã