
IPO da empresa que revolucionou a moda online? 👗
BIZNESS
IPO da empresa que revolucionou a moda online? 👗

4 julho 2023Última atualização: 4 julho 2023

O ano era 2008. Enquanto o mundo se recuperava de uma das maiores crises financeiras da história, o chinês Chris Xu decidiu criar algo novo.Nascia a… ZZKKO. É bem provável que você nunca tenha ouvido falar nessa empresa. Pelo menos, não com esse nome — que você não deve ter nem ter entendido como se pronuncia.Quando você descobre que, alguns anos depois, essas letras estranhas foram substituídas por Shein, a história muda.

- Tudo bem que, mesmo mudando o nome, você continua sem saber como falar… Xaín, Xi-in ou Xêin? Faz parte. risos. Vamos ao que interessa…
O mercado de fast-fashion 🛍
O fast-fashion é, basicamente, o modelo de negócio de varejistas que replicam peças e artigos da moda. A diferença é que a produção é em massa e com baixo custo.- Quem começou com essa tendência foram, principalmente, a espanhola Zara e a sueca H&M.

O que trouxe o sucesso da Shein?
Lançamentos diários — quase 10 mil designs novos por dia — grande rede de fornecedores, designs modernos, estilos versáteis, preços competitivos, e foco num público jovem, usando e abusando das redes sociais e influencers.- Sem contar fortes investimentos em tecnologia e logística — no mundo todo — para desenvolver um sistema eficiente de processamento de pedidos e entrega rápida.

A diferença da Shein 💨
Por controlar toda sua produção, a chinesa deixou o fast-fashion ainda mais fast. O que a Zara ou a H&M levam até cinco semanas para fazer, a Shein leva apenas três dias.Eles criam inúmeros modelos e produzem um pequeno lote para vender no site. Com base nos dados de compras in real time, diretamente conectados ao chão de fábrica, eles avaliam a necessidade de produzir mais ou menos de cada peça, o que traz ainda mais agilidade para a operação.O resultado disso? 💰
Um faturamento de US$ 23 bilhões, no ano passado. E, considerando que os e-commerces de varejo movimentam mais de US$ 5 trilhões ao ano, globalmente, ainda há muito espaço para crescer.Vai além… Embora a Shein negue os rumores, ao que parece, a empresa está iniciando seu processo de IPO na bolsa de Nova York, o que pode fazer dela a maior companhia chinesa de capital aberto dos EUA.Mas existe um problema 😬
A empresa enfrenta fortes críticas e controvérsias, relacionadas, principalmente, a trabalho infantil e análogo à escravidão e a falta de responsabilidade social e ambiental.Por conta disso, vários reguladores norte-americanos são contrários à abertura de capital da empresa nos EUA, muito pelas crescentes tensões entre EUA e China sobre comércio, falta de transparência de uso de dados, direitos humanos e até o futuro do Taiwan.- Para reverter a situação, a empresa está investindo dezenas de milhões de dólares para amenizar esses problemas.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se