Entre Walkman e AirPods… 🎧

BIZNESS

Entre Walkman e AirPods… 🎧

Redação
Redação
6 dezembro 2022Última atualização: 6 dezembro 2022
A música portátil está entre nós há mais de 40 anos. Ao longo desse tempo, a tecnologia moldou a forma como consumimos música hoje: em qualquer hora e em qualquer lugar.

Voltinha na linha do tempo ⏳

O primeiro Walkman foi lançado em 1979, pela Sony. Era um toca-fitas portátil que bombou durante a juventude dos seus pais — pergunte a eles.
  • Esse aparelho não era dos mais tecnológicos e funcionais, mas foi uma virada de chave importante para o que esse mercado viria a ser. E foi uma grande revolução, na época.
Se, antes, só dava pra escutar música em casa ou no carro, se tornou possível ouvir seu álbum favorito durante a caminhada ao trabalho ou em cima do skate — bem estilo Marty McFly em “De Volta para o Futuro”.

Baita mordida

O MP3 já era bem menor do que uma fita portátil, mas tudo mudou com Steve Jobs. O fundador da Apple prometia que escutar música nunca mais seria a mesma coisa.O primeiro iPod — o MP3 da Apple — foi lançado em 2001, e transformou a categoria. Seu design era diferente, a interface intuitiva e o aparelho bem leve e portátil. Sem contar o software da companhia.
  • Isso levou à ascensão da música digital, e o iPod se tornou o produto de mais sucesso da Apple até então.
Em 2006, um ano antes do lançamento do iPhone, o iPod representou 40% da receita da empresa.
No entanto, os smartphones vieram com uma variedade de recursos e ganharam espaço rapidamente. Com isso, os dispositivos voltados apenas a escutar música ficaram de lado.A própria Apple sofreu com isso. Em 2009, as vendas do iPod começaram a reduzir. Até que, em 2015, a companhia parou de reportar as vendas do aparelho separadamente.
  • A receita dos dispositivos estava representando pouco mais de 1% do total. Já não era mais tão relevante.
Do lançamento até 2014, a Apple vendeu cerca de 400 milhões de iPods. De lá pro ano passado, foram outros 50 milhões. Foi aí que, no início de 2022, o aparelho parou de ser produzido.

Novo fone sem fio 🎵

O próximo passo na linha do tempo da música portátil não foi um novo aparelho, exatamente. Escutar músicas em qualquer lugar parecia o limite.
  • Mas… e se não existisse mais o fio do fone que embola e atrapalha?
Novamente, a Apple não foi a primeira a ter essa ideia, mas foi uma das principais responsáveis pela sua popularização,ao lançar os AirPods, em 2016, que têm tudo para superar o pico da receita histórica do iPod.Até 2021, foram cerca de 110 milhões de unidades vendidas. Pense no potencial de crescimento — lembrando que são mais de 1 bilhão de iPhones no mundo.Sem contar que os AirPods são um negócio da Apple que independe do iPhone. Claro que existem interações de software entre esses aparelhos, mas é possível usar esse fone com Androids, TVs e computadores de outras marcas.
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã