Do Lego ao Mickey: um mercado bilionário pouco comentado 🏰
BIZNESS
Do Lego ao Mickey: um mercado bilionário pouco comentado 🏰
De forma mais prática… 🦄
Imagine que a Empresa X ama o the biz e quer produzir roupas usando nosso unicórnio. Como nós somos donos da imagem, essa empresa nos pagaria para poder fazer as roupas e nós receberíamos royalties por cada peça vendida.Esse é apenas um exemplo de algo muito comum no mundo todo. O mercado global de produtos licenciados foi de cerca de US$ 290 bilhões em 2020 e a projeção é que alcance quase US$ 340 bilhões em 2027.- Fazendo a conversão, atualmente, o mercado movimenta cerca de R$ 1,5 trilhão no mundo todo, sendo R$ 21 bilhões no Brasil.
Aqui vai um bom exemplo… 🦇
O filme The Batman, lançado recentemente, chegou abalando o mercado — além dos feeds de redes sociais (risos). Foi mais de meio bilhão de dólares somente com a venda de ingressos — ficando atrás apenas do último Homem-Aranha, considerando a era pandêmica.- Segundo dados que nosso time obteve da Nubimetrics com exclusividade, a procura pelo termo “Boneco Batman” cresceu 94% e a busca por “Batmóvel” subiu 82%, reforçando o potencial dos produtos licenciados. As pessoas querem comprá-los.
A líder global do mercado 🏰
Nada mais nada menos do que a empresa fundada em 1923 por Walt Disney. Você é inteligente e deve saber de qual companhia estamos falando. risos.
De camisetas do Mickey à Legos do Star Wars, a Disney sempre foi muito forte em seus produtos licenciados. Por ser uma marca encantadora e dona de filmes que conquistam o coração de milhões de pessoas, o desejo por produtos de suas personagens sempre foi enorme.
As vendas globais no varejo de mercadorias licenciadas da Disney totalizaram US$ 54 bilhões em 2020 — quase o dobro da segunda colocada. Veja no gráfico:O mercado é relevante 🤑
Os números já te mostraram isso. Inclusive, existem empresas especializadas em fazer parcerias com marcas conhecidas para monetizá-las através de acordos de licenciamento.É o caso do Authentic Brands Group (ABG), empresa americana de gestão de marcas que possui diversos negócios em seu portfólio — incluindo Reebok e Forever 21 —, além de ser dona dos direitos de imagem de celebridades como Muhammed Ali e Elvis Presley.Esse mercado é bem presente no nosso dia a dia ⚽
Um case que você talvez não conheça 😱
No final de 2009, a Disney comprou a Marvel por US$ 4 bilhões, tornando-se dona de todas as personagens e propriedades intelectuais da empresa de entretenimento.Dessa forma, a Disney passou a receber os royalties dos produtos licenciados da Marvel. Enquanto isso, os donos da empresa vendida ficaram “apenas” com o valor da aquisição — sem direito a royalties, que poderiam durar por muitos e muitos anos.Passados alguns anos… 🌌
A empresa do Mickey comprou a Lucasfilm, conhecida pela produção da famosa saga Star Wars — também por US$ 4 bilhões. Mas, embora o valor seja igual, pode ter tido uma diferença muito significativa.- Por quê? Especula-se que George Lucas, o criador da produtora Lucasfilm, receba dinheiro até hoje por conta dos personagens criados por ele.
Redação
trends
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-seseu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-seum one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira
inscreva-separa começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se